terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Temporal provoca estragos em Porto Alegre e no Interior

Ventos chegaram a 121 km/h no Rio Grande do Sul

   Temporal provocou estragos em Santa Maria
   Crédito: João Vilnei / Especial / CP

     O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nessa madrugada provocou estragos em Porto Alegre e no Interior. Postes e árvores caídos, casas destelhadas, sinaleiras desligadas e alagamentos foram registrados em diversos pontos do Estado. Mais de 600 mil pontos estão sem luz, segundo levantamento da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e da AES Sul. 

     Na Capital, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou a queda de 146 árvores e quatro postes. Dos 1.070 cruzamentos existentes em Porto Alegre, 152 tiveram problemas de energia em seus semáforos e dois fios caíram em vias da Capital. 

     A queda de quatro postes foi registrada na avenida Martim Félix Berta com Pilade Frediani, Voluntários da Pátria com Castelo Branco, Protásio Alves, próximo Martim Félix Berta, e Edgar Pires de Castro, próximo a rua do Schneider. Dois pontos tiveram fios elétricos caídos na via, no Beco do Davi e rua Ângelo Crivelaro. Não houve pontos de acúmulo de água e registros de acidentes com vítimas. 

     O trecho entre a avenida Protásio Alves com Martin Felix Berta ficou bloqueado por causa da queda de uma árvore de grande porte. Bombeiros já estão no local para remover o obstáculo. Na avenida Palmeiras, próximo à Nilo Peçanha, outra árvore caiu na rua e bloqueou a via. O mesmo aconteceu na Borges de Medeiros, próximo à Perimetral.  

     Fios de eletricidade na via limitam o fluxo de veículos na Protásio Alves com João Guimarães. Motoristas devem ter atenção para vários pontos sem energia elétrica na Capital resultando em problemas na rede de sinaleiras em toda áreas da cidade, como a zona Norte, na 24 de outubro com Dr.Timóteo, em todo o trecho da Ramiro Barcelos até a Farrapos. Na Lucas de Oliveira com Protásio Alves, o semáforo também está desligado. 

     O Corpo de Bombeiros de Porto Alegre atendeu ao menos 45 ocorrências. Foram registradas quedas de ávores sobre residências, destelhamentos e ruas bloqueadas. Informações preliminares não contabilizam feridos. 

     A falta de energia elétrica na Central de Operações da Trensurb atrasou as viagens da empresa, nessa manhã. De acordo com os técnicos, os trens não pararam de circular, mas estavam com velocidade reduzida para poder fornecer segurança aos passageiros. O serviço ficou prejudicado por cerca de 30 minutos, mas já foi normalizado. 

     Em Santa Maria, cerca de 50 casas foram destelhadas pelo temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada desta terça-feira. Árvores e postes caíram nas vilas e bairros da cidade. No bairro Cohab, sete torres de iluminação tombaram. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros já mobilizaram equipes para a retirada dos obstáculos nas ruas do município. 

     Em Livramento, choveu 32,8 milímetros cúbicos no município em apenas uma hora, segundo registro do Inmet. Houve alagamentos em pontos baixos da área urbana. Na BR-158, houve queda de galhos de árvores próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Não houve registro de feridos, mas um ônibus ficou avariado em razão do impacto contra um galho caído na pista. Os passageiros tiveram que aguardar quase duas horas para embarcar em outro veículo.

Ventos acima de 100 km/h

     O temporal registrou ventos acima de 100 km/h em diversos pontos do Estado. Em Quaraí, por exemplo, entre 23h e 0h, as rajadas chegaram a 121 km/h.  Em Canguçu, a velocidade dos ventos chegou a 115 km/h. Já na madrugada, entre 4h e 5h, em Torres, no Litoral Norte, a ventania atingiu 112 km/h. Caçapava do Sul registrou 105 km/h, Mostardas, 101 km/h e em Porto Alegre, em estações particulares foram marcadas velocidades próximas a 100 km/h.

Com informações de Jerônimo Pires, Marcos Koboldt, Renato Oliveira e Jango Medeiros

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário