sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Qual o melhor remédio para a ressaca?

Estudos mostram que nenhum método é 100% eficaz na luta contra os sintomas pós-bebedeira, mas alguns podem ajudar a diminuí-los
Qual o melhor remédio para a ressaca? Reprodução/Inmagine Royalty Free
Aproveite melhor a virada do ano e saiba como diminuir a intensidade da ressacaFoto: Reprodução / Inmagine Royalty Free

     Aumento na quantidade de urina produzida; dores no estômago, ou azia; dores de cabeça; muita sede; suor em excesso e ritmo cardíaco acelerado. Para quem nunca teve uma ressaca na vida, estes sintomas provavelmente parecem exagero. Entretanto eles são bem reais e começam, geralmente, apenas algumas horas depois de parar de beber. 

     O álcool também atrapalha o ritmo de funcionamento do seu corpo no dia-a-dia. Então não se assuste, se você conseguir dormir rapidamente, mas acabe acordando mais cedo que o normal. Há também a redução de açúcar no sangue, fazendo com que a pessoa sinta fome ou mal-estar. 

     Existem mais dicas de como curar uma ressaca, do que bons drinks para causá-las. No entanto, uma pesquisa feita e publicada no BMJ, levantou os resultados de vários outros estudos sobre o assunto e chegou a uma decepcionante conclusão: não há evidências que provem a eficiência de nenhuma delas. 

     Mas como isso não vai impedir ninguém de tentar, o que são as melhores opções? 

::: Escolha bem as bebidas 
Bebidas que são baseadas apenas em etanol, como o gin e a vodca, em geral causam menos ressacas do que aquelas cheios de congéneres, como o vinho tinto ou uísque. Mas atenção: menos ressaca, não significa que você não terá nenhum sintoma, apenas que os sentirá menos intenso. 

::: Mantenha-se hidratado 
Intercalar refrigerantes e água com bebidas alcoólicas pode reduzir os sintomas, mas se isso não for possível, muita água depois de parar de beber, pode ajudar. 

::: Alimente-se 
Comer torradas para reverter a queda do açúcar no sangue, também é uma boa dica. 

::: Medicamentos 
Para quem sente dores de estômago, apenas dormir e tomar um antiácido já surtirão efeito. Entretanto, é importante ressaltar que tratamentos com Paracetamol, devem ser evitados. Assim como o álcool, este medicamento é metabolizado pelo fígado, que já sofreu o suficiente. 

::: Tenha paciência 
Todo mundo vai ter um método que eles juram que funciona, mas não há nenhuma evidência para prová-los. Como não há cura, a melhor aposta é a prevenção. Se isso não parar, o tempo é o melhor vai dar conta: os sintomas devem passar dentro de oito a 24 horas.

Fonte: Vida e Saúde / HORA DE SANTA CATARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário