quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Peixe da espécie mero é encontrado morto próximo à Avenida Beira-mar Norte em Florianópolis

Animal corre risco de extinção e é protegido por lei desde 2002
Peixe da espécie mero é encontrado morto próximo à Avenida Beira-mar Norte em Florianópolis Daniel Conzi/Agencia RBS
Peixe media 2,5 metros de comprimento e pesava mais de 200 kgFoto: Daniel Conzi / Agencia RBS

     Um peixe da espécie mero apareceu morto nesta quinta-feira de manhã no mar próximo à Avenida Beira-mar Norte em Florianopólis. O animal marinho, que media 2,5 metros de comprimento e pesava mais de 200 kg, foi encontrado perto da Escuna Sul. Devido ao tamanho, o animal foi retirado do mar pela Companhia de Coleta de Lixo com uma retroescavadeira e será encaminhado para a Polícia Ambiental. 

     O aparecimento do peixe chamou a atenção de pesquisadores. O animal está em risco de extinção. Uma equipe do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul do Brasil, de Itajaí, foi mobilizada e iria recolher amostras para determinar a causa da morte. Também foram acionados profissionais do Projeto Meros do Brasil, que atua com pesquisa e na conscientização pela preservação da espécie. 

     Uma das hipóteses para a morte do peixe é a de que um anzol grande tenha perfurado algum órgão. Além disso, a poluição do mar pode ter afetado a saúde do animal. Outra possibilidade é que o mero tenha sido pego por uma rede. 

     O mero é um peixe que costuma ser encontrado em águas rasas de áreas de coralinas ou rochosas. Vive sozinho e é considerado territorialista. Apesar de ser encontrado na costa do Nordeste do Brasil, tem rota pelo Sul.

     Desde setembro de 2007 é proibida a pesca, captura, transporte e comercialização do mero pela portaria 121/2002 do Ibama. Quem for pego infringindo alguma destas regras pode ser multado de R$ 700 a R$ 1 mil ou receber detenção de 1 a 3 anos para pescadores.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário