terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Operação Camaleão pode ter novos desdobramentos; quatro continuam presos


   Segundo o delegado Garcez, polícia da região devem prosseguir nas investigações

     Desencadeada no dia 14 de dezembro pela Polícia Civil de Crissiumal, a Operação Camaleão, que desbaratou uma quadrilha acusada de fraudes em leilões de imóveis, pode ter novos desdobramentos. Conforme o delegado William Garcez, responsável pela investigação e operação, alguns presos entregaram outras pessoas que também seriam participantes do esquema. Garcez disse que agora cabe às delegacias de Polícia Civil da região investigar a atuação do leiloeiro oficial que também foi preso, a fim de averiguar se há irregularidades em outros municípios.

     Ainda conforme Willian Garcez, dos nove presos pela operação, cinco foram detidos por mandado de prisão temporária, prestaram depoimento e vão responder pelas acusações em liberdade, visto que se comprometeram em auxiliar com as investigações. Esses eram os chamados “laranjas”. Já os chefes do esquema, num total de quatro, foram detidos por prisão preventiva. Desses, dois foram recolhidos ao presídio de Três Passos. Uma terceira pessoa, que é um advogado, já estava recolhida na mesma casa prisional por acusação de desvio de dinheiro de aposentadorias. O quarto preso preventivamente é um policial militar da ativa lotado em Crissiumal que foi levado ao Sétimo Batalhão da Brigada Militar de Três Passos.

     A Operação Camaleão faz parte de uma nova estratégia usada no combate ao crime organizado no Rio Grande do Sul: a repressão qualificada. O método, aplicado pela Secretaria da Segurança Pública, consiste na desarticulação de grandes redes criminosas, através da elaboração de investigações mais minuciosas e que demandam mais tempo de apuração. Outras ações de repressão qualificada foram desenvolvidas em diversos municípios gaúchos desde o ano passado. Essas forças-tarefa mobilizaram diversas equipes da Polícia Civil e Brigada Militar e resultaram em centenas de prisões em todo o Estado.

Fonte: Trespassos News
Foto: Trespassos News

Nenhum comentário:

Postar um comentário