terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Linha de temporais desloca-se da Argentina para o RS

MetSul Meteorologia alerta para possibilidades de danos

     Violentas áreas de instabilidades vão atuar nas próximas horas na província de Buenos Aires, onde se formará o que os meteorologistas da MetSul descreveram como uma poderosa e perigosa linha de tempestades que avançará em direção ao Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira. Nesta segunda, o dia foi de muito calor tanto na Argentina como em solo gaúcho. Em ambos locais, a sensação térmica chegou à casa dos 50°C. 

     Antes de chegar ao Estado, A MetSul Meteorologia alerta que uma perigosa linha de tempestades avançará para a região da Grande Buenos Aires, Sul das províncias de Santa Fé, Entre Rios e Córdoba. Esta linha desloca-se até o começo da terça pelo território argentino, com prováveis vendavais intensos a destrutivos, chuva localizada de 100 a 200 mm no país. É altíssimo o risco de tornados na Argentina, segundo a MetSul. Às 16h desta segunda, grande parte da cidade de Mar del Plata estava sem luz após um raio ter atingido a rede de energia da região. 

     Os temporais, que podem atingir duramente a cidade de Buenos Aires, afetarão depois o Sul e Oeste uruguaio na madrugada, avançando após, ainda como linha de tempestades, pelo restante do Uruguai. 

     A linha de instabilidade será intensificada por uma atmosfera muito quente e de baixa pressão, que elevou a sensação térmica na estação automática do Serviço Meteorológico Nacional de Villa Ortuzar, em Buenos Aires, a mais de 50°C nesta segunda-feira, a mais alta em anos. Em Mendoza, a temperatura atingiu 43°C e pela primeira vez desde o ano 2000 soprou na cidade o chamado vento Zonda, seco e quente que vem da Cordilheira dos Andes.

Temporais no RS

     Os temporais chegam ao Rio Grande do Sul no dia de Natal. A MetSul Meteorologia enfatiza que o pior cenário é esperado na Argentina, mas que fenômenos muito severos e de alto potencial de danos, de caráter localizado, podem se dar também aqui no Estado com o avanço da instabilidade que antecede uma frente fria. O sol aparece no Rio Grande do Sul durante o Natal, mas da tarde para a noite e no começo da quarta-feira o tempo muda com chuva que pode ser intensa e temporais.

     “Com a atmosfera aqui muito quente, pressão bastante baixa e ainda com ventos fortes entre 1000 e 1500 metros de altitude, é alto o risco de intensos temporais no território gaúcho com chuva torrencial, vendavais até com potencial destrutivo (120 a 150 km/h) e granizo”, explica a meteorologista Estael Sias. Conforme ela, o calor será um importante agravante para o risco de temporais intensos no dia de Natal.

Fonte: METSUL
Correio Do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário