segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Inspirado em projeto do deputado Burmann governo quer desonerar custo da CNH para idosos

PDT
   Burmann quer redução do custo da renovação da CNH dos idosos (Foto: Marcos Eifler)

     Entre os projetos protocolados pelo governo do Estado, encontra-se a matéria que busca corrigir uma distorção na cobrança da taxa de renovação da carteira de habilitação dos idosos. O PL 304/2012 reduz em 40% o valor das taxas de renovação da Carteira Nacional de Habilitação por condutores a partir de 65 anos de idade. O tema foi adaptado do projeto 143/2011, de autoria do deputado Gerson Burmann (PDT), em tramitação na Assembleia Legislativa e com aprovação em três comissões da Casa, que busca garantir a proporcionalidade da cobrança da taxa equivalente aos três anos de revalidação, no caso dos idosos. Atualmente, é cobrada a mesma taxa para a revalidação de cinco ou três anos da CNH, independente da idade. Por uma questão de constitucionalidade o projeto foi encaminhado via Executivo e será implementado pelo governo a partir de 2013.

     A proposição do deputado Burmann determina a proporcionalidade da taxa cobrada para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir dos 65 anos de idade. Essa determinação altera a Lei Estadual 8.109, de 19 de dezembro de 1985, que dispõe sobre a Taxa de Serviços Diversos, define na Tabela de Incidência no Título IV – Serviços de Trânsito. De acordo com a atual legislação, a CNH deve ser renovada de cinco em cinco anos por pessoas com menos de 65 anos e de três em três para quem atingir essa faixa etária. Mas a taxa cobrada por qualquer período de validação é a mesma. Pela proposição do Executivo, será reduzida em 40% a taxa de renovação da CNH para condutores a partir dos 65 anos de idade.

     Para tanto, serão obedecidos os critérios para proporcionalidade a partir dos termos do artigo 147, § 2º da Lei Federal 9.503, de 23 de setembro de 1997. A proporção do pagamento fica “3/5 em relação ao que é cobrado àquele condutor que tem sua habilitação concedida pelo período de 5 anos”, de acordo com o projeto. 

Fonte: Francis Maia / Assessoria de imprensa do gabinete do deputado Gerson Burmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário