sábado, 29 de dezembro de 2012

Indianos fazem protestos após morte de vítima de estupro coletivo

Estudante de medicina de 23 anos foi estuprada por quase uma hora.
Manifestantes pedem morte aos agressores.
Mulheres seguram cartaz pedindo punição aos estupradores em protesto na Índia (Foto: AFP)
   Mulheres seguram cartaz pedindo punição aos estupradores em protesto na Índia (Foto: Reuters)

     Centenas de indianos foram às ruas da capital Nova Déli neste sábado (29) em protestos após a morte da vítima de um estupro coletivo. A estudante de 23 anos morreu nesta sexta-feira (28) em um hospital de Cingapura vítima das lesões decorrentes do estupro e do espancamento sofrido no dia 16 de dezembro dentro de um ônibus.

     Os manifestantes tinham cartazes nos quais pediam a morte dos estupradores, e demandavam mais segurança para as mulheres. Um grupo também rezou pela vítima, usando mordaças na boca. A polícia local pediu que a população faça os protestos de maneira pacífica. O centro da cidade foi fechado para evitar transtornos.

     A morte da jovem foi informada pelo hospital onde ela estava internada em Cingapura. "Lamentamos informar que a jovem morreu às 4h45 [horário local]. Sua família e autoridades indianas estavam ao seu lado", disse em um comunicado Kelvin Loh, diretor-executivo do hospital Mount Elizabeth, para onde a jovem foi levada de helicóptero da Índia no dia 26.

     A situação da estudante havia sido descrita mais cedo pelos médicos de Cingapura como "lutando contra as probabilidades, e lutando por sua vida", depois de ter sido diagnosticada com uma infecção pulmonar e lesões cerebrais, além do registro de uma parada cardíaca.

     Ela também havia sido diagnosticada com graves lesões intestinais, resultado do espancamento com uma barra de ferro durante o ataque na capital indiana. A estudante de medicina de 23 anos foi estuprada por quase uma hora e jogada de um ônibus em movimento na capital Nova Déli.

Polícia pediu que manifestantes faça atos pacíficos (Foto: AFP) 
   Polícia pediu que manifestantes faça atos pacíficos (Foto: AFP)

     O ataque gerou protestos pela Índia, com embates entre manifestantes e a polícia durante marchas pela segurança das mulheres.

     "Apesar de todos os esforços da equipe de oito especialistas do hospital Mount Elizabeth para mantê-la estável, sua condição continuou a piorar nesses dois últimos dias. Ela sofreu insuficiência severa de órgãos após os graves danos ao seu corpo e cérebro", disse o diretor. "Ela foi corajosa em sua luta pela vida por tanto tempo, mas o trauma sentido pelo seu corpo foi severo demais para superar", acrescentou.

     A jovem não foi identificada, mas alguns jornais locais a chamaram de "Amanat", palavra urdu que significa "tesouro".

Mulheres rezam pela vítima de estupro coletivo na Índia (Foto: AFP)
   Mulheres rezam pela vítima de estupro coletivo na Índia (Foto: AFP)

Fonte: Do G1, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário