domingo, 2 de dezembro de 2012

Grêmio e Inter ficam no 0 a 0 em despedida do Olímpico marcada por confusões

Grêmio jogou com dois jogadores a mais durante quase todo o segundo tempo
Grêmio e Inter ficam no 0 a 0 em despedida do Olímpico marcada por confusões Juan Barbosa, Agência RBS/
   Foto: Juan Barbosa, Agência RBS

     Confusões, expulsões, muita luta e suor. O Gre-Nal que marcou o último jogo da história do Estádio Olímpico teve os ingredientes que se esperam em um clássico, com exceção dos gols. O Inter teve dois jogadores expulsos no segundo tempo, mas a pressão do Grêmio em busca da vitória não foi suficiente para a equipe tricolor despedir-se de sua casa com uma vitória. O 0 a 0 deixou o time gremista na terceira colocação do Brasileirão, sem vaga direta na fase de grupos da próxima Copa Libertadores.

     Quem viu as escalações divulgadas antes do jogo, poderia prever a batalha de meio-campo pouco inspirada da primeira etapa. Vanderlei Luxemburgo e Osmar Loss optaram por escalar times com três volantes e apenas um homem de frente. André Lima e Leandro Damião eram os solitários atacantes do clássico.

     Os primeiros minutos foram de muito choque físico, disputas acirradas pela bola e poucos lances trabalhados e conscientes de ataque. A iniciativa era do Grêmio, como era esperado, mas o volume de jogo tricolor não se transformava em lances claros de gol.

     O melhor momento dos comandados de Vanderlei Luxemburgo veio quando o nervosismo do início se dissipou. Zé Roberto se deslocou para a direita e aproximou-se de Pará. Um Inter desajustado na marcação assustava-se com a movimentação e mandava homens demais para o setor, permitindo ao Grêmio girar a bola e invertê-la de lado, onde encontrava jogadores livres para trabalhar. Por mais que este momento tenha produzido alguns bons lances do Grêmio, nenhum levou real perigo ao gol de Muriel.

     Logo que o Inter corrigiu o setor defensivo, o Gre-Nal voltou a ser truncado. Emoção, apenas em algumas confusões, primeiro de Moledo com Léo Gago, depois do mesmo zagueiro do Inter com André Lima.

     A morosidade do clássico só foi quebrada aos 38 minutos, quando Anderson Pico fez grande jogada pela esquerda e cruzou para André Lima, mas Moledo afastou no momento em que o centroavante gremista preparava-se para mandar para o gol. A melhor chance da primeira etapa viria dois minutos depois e seria vermelha. Fred chegou na linha de fundo pela esquerda e cruzou na cabeça de Leandro Damião, mas o camisa 9 finalizou à esquerda do gol de Marcelo Grohe.

     Se o primeiro tempo foi fraco em lances marcantes, a segunda etapa mostrou que o Gre-Nal ficaria na memória não somente pela despedida do Olímpico. Logo aos três minutos, um chutão da defesa gremista encontrou Elano sozinho, com campo para avançar às costas da zaga colorada. Sem opção, Muriel deixou o gol e, quando Elano tentou encobri-lo, defendeu com a mão fora da área. Falta e expulsão do goleiro colorado.

     Após o lance, a confusão. Fred chutou a bola para longe para dar mais tempo de aquecimento a Renan, que entraria. Discussão generalizada e colorados indignados com Saimon, que deu um tapa em Guiñazu em meio à confusão. Vanderlei Luxemburgo entrou no gramado e deu uma bronca em Anderson Pico. Acabou expulso.

     A confusão,  que parecia ter terminado depois que os jogadores foram separados e o Inter trocou Edson Ratinho por seu goleiro reserva, só acabou de fato aos 13 minutos. Em uma bola aérea na altura do meio-campo, Damião subiu junto com Saimon e o agrediu. O cartão vermelho veio sem hesitação de Heber Roberto Lopes. O Grêmio tinha dois a mais em campo.

     A partir daí, o Inter recuou totalmente e o Grêmio tomou conta do jogo. Nos primeiros minutos após a expulsão, a dificuldade tricolor para penetrar era evidente, apesar da superioridade numérica.

     Depois, com as entradas de Leandro e Marquinhos nos lugares de Anderson Pico e Fernando, a pressão se tornou mais forte e incisiva. Moledo salvou o Inter em um lance em que Renan saiu mal e deixou o gol vazio. Zé Roberto tentou uma bicicleta e um chute rasteiro, os dois lances defendidos por Renan. André Lima antecipou-se à marcação em cruzamento de Pará, mas mandou por cima do gol.

     Com bravura, o Inter segurou-se na defesa e manteve o placar zerado até o fim. Ainda houve tempo para uma confusão generalizada nos minutos finais. Saimon e Osmar Loss discutiram rispidamente e o zagueiro gremista agrediu o técnico interino do Inter. D'Alessandro foi tirar satisfação e o preparador físico do Inter, Flávio Soares, caiu alegando ter sido atingido por um rojão da torcida.

Fonte: André Baibich / ZHESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário