domingo, 23 de dezembro de 2012

Governo do Chile decreta alerta por causa de cinzas de vulcão

Vulcão Copahue começou a liberar gases e cinzas, criando uma coluna de fumaçaGoverno do Chile decreta alerta por causa de cinzas de vulcão Antonio Huglich/AFP
Coluna de fumaça atingiu altura de 1,5 km dirigida para o sudesteFoto: Antonio Huglich / AFP

     O governo do Chile decretou neste sábado alerta laranja pela erupção do vulcão Copahue, localizado no sul, na zona fronteiriça com a província argentina de Neuquén, cuja atividade está sendo supervisionada pelas autoridades, informou o ministro de Mineração, Hernán de Solminihac. 

     O vulcão começou a liberar gases e cinzas na manhã deste sábado, criando uma coluna de fumaça negra, com uma altura de 1,5 km dirigida para o sudeste, informou em um comunicado o Serviço Nacional de Geologia e Minas (Sernageomin).

     As estações de monitoramento detectaram também um aumento da atividade sísmica, o que colocou em alerta os vizinhos da comunidade de Biobío. O ministro Solminihac explicou ao canal 24 Horas que a atividade vulcânica é bem menor agora, mas que resolveram decretar o alerta laranja para acompanhar a evolução do vulcão.

     A província argentina de Neuquén decretou alerta amarelo neste sábado para as cidades andinas vizinhas ao vulcão, informou o prefeito de Caviahue, Oscar Mancegosa:

     – A situação está totalmente controlada, não há evacuações no momento, embora todos os mecanismos preventivos estejam ativados se forem necessários – disse ao canal de TV C5N.

     A última vez que o vulcão entrou em erupção foi no ano 2000 em uma atividade que se prolongou entre julho e outubro desse ano.

Fonte: AFP
DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário