terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Estado deve ter três dias de temporais e chuva intensa a partir desta quarta-feira

Bloqueio atmosférico manterá frente fria sobre o Estado, provocando muito instabilidade

     A chegada de uma frente fria e a formação de um bloqueio atmosférico deverão provocar três dias de muita chuva a partir desta quarta-feira no Rio Grande do Sul.

     Devido ao bloqueio, em vez de avançar em direção a Santa Catarina, a frente fria ficará estacionada na fronteira com o Uruguai e a Argentina, organizando a umidade que desce da Amazônia e provocando chuva intensa e de longa duração, explica o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

     — Teremos três dias muito complicados pela frente — adverte Oliveira.

     Com previsão de atingir o Uruguai ainda nesta terça-feira — o serviço meteorológico uruguaio emitiu um alerta laranja para temporais a partir das 18h —, a instabilidade deve chegar ao Estado durante a noite de hoje e a madrugada de quarta-feira.

     Segundo alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), depois de um dia de muito calor — as temperaturas superaram os 30°C na maior parte do Rio Grande do Sul nesta terça — pode ocorrer chuva forte, acompanhada por ventos intensos (entre 75 km/h e 90 km/h) e queda de granizo em áreas isoladas do oeste e do sul do Estado.

     A quarta-feira deve começar com chuva intensa na Fronteira Oeste, na Campanha e no extremo sul (região de Chuí). São esperados acumulados de mais de 100 milímetros de chuva num período de 24 horas, um volume maior do que a média de dezembro em muitos municípios da região, e com potencial para provocar alagamentos de vias e transbordamentos de riachos.


     Além de chuva forte, há risco de temporais com muitas trovoadas, queda de granizo e ventos intensos. Estimam-se rajadas em torno dos 90 km/h ao longo da fronteira com o Uruguai. Na Metade Norte, a expectativa é de uma manhã muito nublada e abafada, com chuva e trovoadas a partir do início da tarde.

Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS 

     A ameaça de temporais será ainda maior na quinta-feira, com a previsão de acumulados bem acima dos 100 mm em municípios do centro, do oeste e do sul do Estado. Novamente, há risco de ventos fortes — entre 75 km/h e 90 km/h — e de queda de granizo. 

     Apesar da chuva, o calor continua predominando. Nesta quarta-feira, as temperaturas devem passar dos 30°C na maioria das regiões e poderão chegar aos 35°C, em Porto Alegre, e aos 33°C, em Pelotas. A quinta-feira deve ser ainda mais quente, com máximas de 36°C, na Capital.

Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário