segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cpers confirma paralisação de escolas públicas na quarta-feira

Deputados votarão projeto que reajusta em 28,98% o salário dos professores, dividido em três parcelas

     Os professores das escolas da rede pública do Rio Grande do Sul vão paralisar as atividades na quarta-feira, dia 12 de dezembro. O ato é uma manifestação contra o projeto do governo do Estado, que prevê reajuste de 28,98% no salário dos docentes parcelado em três vezes. A categoria, por meio do Cpers Sindicato, exige o pagamento em uma única vez.

     Também na quarta-feira, os deputados devem analisar e votar o projeto na Assembleia Legislativa. O texto prevê que o índice deve ser diluído em três vezes – a primeira parcela do reajuste será quitada em novembro de 2013 e as demais em maio e novembro de 2014. 

     A vice-presidente do Cpers Sindicato, Neida Oliveira, diz que a categoria pretende acompanhar a votação no plenário da Casa. Antes, os professores se reúnem com parlamentares para discutir o assunto. “Na quarta-feira temos um dia de paralisação e um ato público em Porto Alegre. E temos várias reuniões com as bancadas da Assembleia Legislativa, onde vamos solicitar aos deputados que apresentem uma emenda para que diga respeito com aquilo que nós aprovamos na assembleia geral da categoria, que é o reajuste imediato. Nós não aceitamos que o governo, além de não cumprir o piso, ainda tente atrasar um reajuste até o final do seu mandato”, explica.

     De Paris, por telefone, o governador  Tarso Genro disse que a pauta do magistério é tratada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e a Casa Civil. “A nossa proposta está feita, é um aumento extraordinário que os professores vão ter, de 76,7% em quatro anos. Este mês já tiveram mais um aumento. A mobilização do Cpers é uma coisa normal, tem que ser encarado como um movimento sindical que ocorre em todos os momentos da vida pública do Estado”, pondera. Tarso está na França acompanhando a comitiva da presidente Dilma Rousseff e pretende 
tratar da possível instalação de uma fábrica de veículos no Rio Grande do Sul.

Com informações do repórter Jimmy Azevedo

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário