segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Chegada de frente fria provocará temporais, vendavais e granizo no RS

Tempestades podem provocar danos a partir desta noite e madrugada, alerta Metsul

     Modelos meteorológicos analisados pela MetSul indicam cenário perigoso de tempo severo para a noite desta segunda-feira e, principalmente, para a madrugada e o começo da manhã da terça no Rio Grande do Sul. Está prevista uma potente linha de tormentas se organizando sobre o Uruguai durante a noite, que se manterá muito intensa ao avançar pelo Rio Grande do Sul, talvez já no final desta segunda. Possivelmente, os temporais se espalhem pelo Estado na terça-feira.

     Frente fria vai avançar sobre uma massa de ar muito quente e com pressão atmosférica muito baixa em vários pontos. A massa de ar quente, que elevou a temperatura a valores ao redor de 40ºC durante a tarde no Rio Grande do Sul, favorece que a atmosfera comece a se instabilizar nas próximas horas, com queda acentuada da pressão atmosférica.

     Nuvens carregadas vão se formar sobre o Centro da Argentina, o Uruguai e o Estado. À noite, a instabilidade ganha muita força sobre o Uruguai e se desloca pelo Rio Grande do Sul. A tendência é que as nuvens carregadas de temporais se desloquem pelo território gaúcho no decorrer da madrugada e da manhã da terça.

     O cenário pode ser considerado de grave risco meteorológico e com potencial de fenômenos localizados muito severos a destrutivos. A MetSul Meteorologia adverte, assim, para o risco de chuva forte a torrencial, com altos volumes isolados em curto período, o que pode trazer alagamentos, vendavais e queda de granizo. Preocupa muito o risco de vendavais fortes a intensos. 

     Todos os departamentos do Uruguai e o Rio Grande do Sul estão na zona de risco de tempo severo, inclusive a área de Porto Alegre. A instabilidade tende a avançar rápido em uma atmosfera de muito baixa pressão, o que acentua o perigo de vento intenso (acima de 100 km/h ou mais). Mesmo a possibilidade de tornado não pode ser afastada.

     O tempo deverá começar a apresentar melhoria com a volta do sol e da sensação de abafamento para a maioria das regiões gaúchas já nesta terça-feira.

Fonte: METSUL
Correio do Povo

Atualizado em 10/12/2012 19:01

Nenhum comentário:

Postar um comentário