quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Avião da FAB cai na divisa do Rio Grande do Sul com SC

Corpo de piloto foi encontrado no lado gaúcho

   Avião da FAB caiu na divisa do Rio Grande do Sul com o estado de Santa Catarina
   Crédito: Rádio Catarinense/Joaçaba/Divulgação

     Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) da Base Aérea de Santa Maria caiu na manhã desta quinta-feira na divisa do Rio Grande do Sul com o estado de Santa Catarina. De acordo com a nota oficial da FAB, o avião modelo A-1 (AM-X) caiu no município de Piratuba, nas proximidades do município gaúcho de Machadinho.

     Segundo o comandante da Base Aérea de Santa Maria, David Almeida, o caça teria batido em fios de alta tensão e explodido no ar. Dois helicópteros de Santa Maria seguiram para o local do acidente. A aeronave realizava uma missão operacional e pertencia ao 1°/10º Grupo de Aviação da Base Aérea. A FAB já avisou a família da vítima e deu início às investigações para apurar as causas do acidente.

     Segundo informações da rádio local Atual FM, o corpo do piloto, André Ricardo Halmenschlager, foi encontrado no lago da Usina Hidrelétrica de Machadinho. Conforme o radialista Alex Pacheco, a aeronave voava baixo já no município de Concórdia. Populares relataram que o caça fez muito barulho quando deu rasantes na região. Alguns moradores se assustaram com a passagem do avião. 

     De acordo com o Corpo de Bombeiros de Joaçaba e Capinzal, que chegaram ao local da queda, a aeronave está completamente destruída, com metade enterrada no lago da Usina Hidrelétrica de Machadinho e a outra metade na terra. 

Confira a nota oficial da FAB sobre o acidente:

Acidente com avião da FAB em Santa Catarina

O Comando da Aeronáutica lamenta informar que por volta das 9h40min desta quinta-feira (06/12), uma aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo A-1 (AM-X), caiu em Piratuba (SC), nas proximidades da Usina de Machadinho. O Capitão Aviador André Ricardo Halmenschlager, piloto da aeronave, faleceu no acidente.

A aeronave era do 1º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (1º/10º GAV), sediado na Base Aérea de Santa Maria (RS), e estava em missão de treinamento operacional. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 6 de dezembro de 2012
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Com informações de Renato Oliveira

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário