terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Às vésperas de um verão que promete ser bastante seco, agricultores da Serra Gaúcha investem em irrigação

Praticamente 100% dos produtores de hortaliças da região já utilizam alguma técnica para amenizar os efeitos da estiagem
Às vésperas de um verão que promete ser bastante seco,  agricultores da Serra investem em irrigação Roni Rigon/
Nos 10 hectares de plantação de Norberto Boff, em Ana Rech, oito já possuem irrigação por gotejamento.Foto: Roni Rigon

     Cansados de perder grande parte de suas produções em função do clima e às vésperas de um verão que promete ser bastante seco, a maioria dos agricultores da Serra está atualmente investindo em técnicas para amenizar os efeitos da seca, como a irrigação.

     Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, praticamente 100% dos produtores de hortaliças da região já possuem algum tipo de irrigação. A grande adesão tem explicação: os alimentos desse grupo são mais sensíveis.

     — Qualquer estiagem mínima já impacta nas hortaliças. Na fruticultura demora um pouco mais, já que as raízes das plantas conseguem buscar alimento em camadas mais profundas do solo. Mesmo assim, muitos produtores de frutas já têm irrigação também — destaca Menegotto.

     A técnica mais utilizada de irrigação atualmente é o gotejamento, em vez da aspersão, que costuma desperdiçar muita água. Nos 10 hectares de plantação de Norberto Boff, 45 anos, em Ana Rech, oito já possuem gotejamento.

     — Se eu fosse fazer a aspersão, precisaria de uma barragem do Faxinal inteira para irrigar tudo — brinca o produtor.

     Boff possui plantações de pêssego, nectarina, ameixa, pera e caqui em sua propriedade. O agricultor optou por instalar o sistema de irrigação neste ano, após ter perdido quase a metade da safra em 2011.

     — Nos dias de hoje, ou o produtor faz irrigação ou desiste de plantar. Não tem mais como depender só do tempo. A diferença entre meus hectares que possuem irrigação e os dois que ainda não instalei é enorme. É como o dia e a noite — compara.

Fonte: PIONEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário