quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Após cinco horas, assaltantes liberam refém e se entregam no Centro da Capital

Dupla ficou presa no elevador do prédio após assaltar relojoaria
Após cinco horas, assaltantes liberam refém e se entregam no Centro da Capital  Ricardo Duarte/Agencia RBS
   Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS

     Dois homens mantiveram um refém dentro do elevador de um prédio comercial na esquina da Rua Coronel Vicente com a Avenida Mauá, no centro da Capital, durante cerca de cinco horas.

     A tentativa de assalto que resultou em tomada de refém começou à tarde e só terminou por volta das 22h30min. 

Representante comercial mantido refém dá detalhes do assalto 

     Um representante comercial de 26 anos teria sido abordado pouco antes de entrar no prédio Klift Tower, onde, no quinto andar, fica uma empresa que fornece mercadorias a relojoarias. Quando o jovem ingressou no estabelecimento, a dupla de assaltantes entrou com ele. 

     — Eles me abordaram e disseram: “cara, fica frio, não vai te acontecer nada. Só queremos o material. Sabemos onde tu estás indo, tu estás sendo vigiado” — contou a vítima, Eduardo Pandolfo, após a liberação.

     Na empresa, os criminosos renderam o proprietário e, em seguida, o síndico do edifício comercial. Roubaram joias e dinheiro. Quando tentavam deixar o local, foram surpreendidos pela polícia e tomaram o representante como refém dentro de um elevador. O equipamento foi trancado pelo porteiro.

     Policiais da 1ª Delegacia da Polícia Civil de Cachoeirinha passavam pela região no momento do ataque e iniciaram as negociações com os criminosos. Minutos depois, dezenas de policiais civis cercaram o prédio. O trânsito no entorno foi bloqueado. Para atendimento de eventuais feridos, havia uma ambulância.

     Para realizar as negociações, um celular foi entregue para a dupla de assaltantes. Conforme o major Mário Augusto, do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar, os criminosos teriam exigido a presença da imprensa e de advogados. Por volta das 22h30min Pandolfo foi liberado, e a dupla se rendeu. Os assaltantes e a vítima foram levados para a Área Judiciária, no Palácio da Polícia, onde seria efetuada a prisão em flagrante. Três armas foram apreendidas.

     A rendição de Paulo Rogério da Silva, 24 anos, e de Elson da Silva Amador Junior, 33 anos, aconteceu após a chegada da mãe de um deles. A mulher do outro acompanhou as negociações. Conforme a delegada Liliane Pasternak, eles seriam levados para o Presídio Central, após ser lavrado o flagrante por tentativa de roubo qualificado.

   O síndico Mariosvaldo levou uma coronhada na cabeça (Foto: André Feltes)

     O assalto foi frustrado porque, ao ver a movimentação da dupla, o porteiro do edifício avisou o síndico. Mariosvaldo Farias Guimarães, 50 anos, foi até a sala onde já estavam o representante comercial e o proprietário. Guimarães e o dono do estabelecimento foram amarrados com fita e presos no banheiro. Antes, o síndico foi agredido com uma coronhada na cabeça:

     – Eu disse pra eles não fazerem nada com a gente e foi aí que me bateram. Depois, nos amordaçaram e trancaram no banheiro.

     Guimarães conseguiu se soltar, pular uma janela até outra sala e pedir socorro. O porteiro percebeu a movimentação e trancou o elevador.

   GATE foi acionado para acompanhar ação no Centro (Foto: André Feltes)

Fonte: Carolina Rocha / DIÁRIO GAÚCHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário