quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

10º EIV Santa Maria - Inscrições abertas

     Estão abertas as inscrições para o 10º Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) Santa Maria, em áreas de reforma agrária do estado do Rio Grande do Sul. O estágio acontece de 11 a 28 de março de 2013, correspondendo ao período de férias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As inscrições estão abertas até o 15 de fevereiro de 2013 e poderão ser feitas gratuitamente. Acesse aqui a ficha de inscrição.


     Saiba mais sobre o 10º EIV Santa Maria pelo blog: eivsantamaria.wordpress.com/ 

Data
O 10º EIV Santa Maria será realizado de 11 a 28 de março de 2013.

Local
As etapas de preparação e avaliação serão em um assentamento da região de central do Rio Grande do Sul. Para chegar até lá, os estudantes irão se reunir em Santa Maria e seguir com membros da organização até a sede do assentamento.

Quem pode participar?
Pode participar do EIV qualquer estudante universitário de qualquer curso ou universidade - incluyendo las universidades de otros países de Latinoamérica.

Como participar?
Realize sua inscrição por este blog preenchendo o formulário que se encontra na página “Inscrições”. A seleção será realizada pela Comissão Político-Pedagógica no dia 16 de fevereiro e os candidatos selecionados serão imediatamente informados.

Terá algum custo ao estagiário?
Não! As inscrições e a realização do EIV são gratuitas.

Como o EIV funciona?
Os estagiários selecionados irão se reunir em Santa Maria para seguir até um assentamento da região central do Rio Grande do Sul no dia 11 de março de 2013. O estágio é dividido em 3 etapas: preparação, vivência e avaliação.

No período de preparação, que será de cinco dias, os estudantes estudarão conteúdos relativos à questão agrária e se prepararão para o período de vivência, com metodologias e dinâmicas que permitem a construção coletiva do conhecimento. O objetivo principal desta etapa é munir o estagiário de um conjunto de conhecimentos para compreender melhor a realidade com a qual entrará em contato, de forma que a relação entre o estagiário e a comunidade ocorra da melhor maneira possível.

Após este período os estudantes passarão pelo período de vivência, no qual se deslocarão para diversos assentamentos de reforma agrária do estado do Rio Grande do Sul. Os estagiários serão consultados previamente quanto às preferências para sua vivência durante a etapa de preparação, tentando-se contemplar suas expectativas. Nesse período, os estudantes terão contato direto com a realidade de cada assentamento e participarão das tarefas diárias da família assentada que os receber. A partir desse contato com a realidade, o estagiário poderá incorporar novos conhecimentos oportunizando a percepção da dinâmica social e dos principais problemas que afligem aquele grupo social em questão. Os assentamentos serão principalmente de famílias organizadas no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Esse período terá duração de oito dias. Para a etapa de avaliação, todos os estagiários se encontrarão novamente e compartilharão suas mais diversas experiências. A troca de experiências faz deste um momento muito rico durante o EIV. Esse período tem duração de quatro dias.

Mais informações pelo e-mail: eivsantamaria@gmail.com

Fonte: DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES - UFSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário