domingo, 25 de novembro de 2012

Uma grande onda teria causado naufrágio da embargação na Ilha do Arvoredo, em Santa Catarina

Dos três tripulantes, apenas dois usavam coletes salva-vidas
Uma grande onda teria causado naufrágio da embargação na Ilha do Arvoredo, em Santa Catarina Divulgação/Divulgação
Destroços do barco foram encontrados pela equipe de salvamentoFoto: Divulgação / Divulgação

     A embarcação que naufragou na última sexta-feira teria sido engolida por uma grande onda, próxima a Ilha do Arvoredo, ao Norte do litoral catarinense. Na última sexta-feira, três homens saíram da região de Porto Belo, rumo a alto mar para pescar, quando  foram surpreendidos pelo mar agitado.

     Dos três tripulantes, um deles foi encontrado no sábado por volta das 6h. O mar revolto, a água fria e as mais de 24 horas após o acidente deixam aos demais poucas chances de serem encontrados com vida. 

     Familiares ainda aguardam notícias na central do Corpo de Bombeiros, em Florianópolis. Equipes do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Marinha fazem buscas pela região. 

     Os três tripulantes embarcaram na sexta-feira, às 18h na praia de Canto Grande, em Bombinhas, para a pesca em alto mar. Quando a embarcação passava próxima a Ilha do Arvoredo, à direita na Ilha Deserta, foram surpreendidos por uma grande onda que inundou e virou a embarcação. 

     Segundo informações dos familiares das vítimas, dos três homens, apenas dois usavam coletes salva-vidas: Rui dos Santos, 50 anos e Belarmino João Francisco. Eles haviam alugado a embarcação de Dalmo Maurino de Maria, que frequentemente faz pescas em alto mar. 

     De acordo com familiares, os tripulantes costumavam pescar aos fins de semana. Belarmino chegou às 13h na Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, sem ferimentos. O único sobrevivente até o momento, relatou à familiares que ainda por três horas conseguiu ficar no mar, próximo a Rui. Dalmo, que estava sem colete salva-vidas, não foi visto pelo grupo. 

     Belarmino foi resgatado e está em casa, em Forquilhinha, em São José, onde passa bem. De acordo com familiares, Dalmo estava habituado a navegar e conhecia bem a região. A onda surgiu de repente e os pegou desprevenidos. Destroços do barco e alguns coletes salva-vidas foram encontrados pela equipe de aérea de busca na direção sul da Ilha do Arvoredo. 

     As equipes fizeram buscas no sábado e reiniciaram às 7h de domingo seguindo até o anoitecer. Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros e comandante da aeronave que fez o patrulhamento no sábado, Giovanni Kemper, as chances de resgatar os tripulantes ainda com vida, são remotas. 

     - Já passaram 23 horas do acidente, a água está fria e mar agitado, isso nos deixa com 90% de chance de eles já estarem mortos - avalia o comandante. 

     De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros, Ricardo Nildo Silva, as equipes vão continuar as buscas nesta segunda-feira. Duas aeronaves, três embarcações e uma lancha estão empenhadas nas buscas aos tripulantes desaparecidos.

Fonte: Mônica Foltran / DIÁRIO CATARINENSE
25/11/2012 | 17h07

Nenhum comentário:

Postar um comentário