terça-feira, 27 de novembro de 2012

Seminário da Primeira Infância é aberto com entrega de prêmio


   Secretário Ciro Simoni, e a primeira-dama, Sandra Genro,realizam a entrega dos troféus - Foto: Nândria Oliveira

     O IX Seminário Internacional da Primeira Infância foi aberto, nesta terça-feira (27), no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre, como parte da programação oficial da Semana Estadual do Bebê. O evento que tem como tema central "Territórios da Primeira Infância", contou com a participação do secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, e da primeira-dama do Estado, Sandra Genro, que realizaram a entrega dos troféus aos vencedores do Prêmio Dr. Salvador Célia - modalidade fotografia. A iniciativa busca valorizar as boas práticas junto às famílias e comunidades atendidas pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM). 

     A condecoração é uma homenagem ao renomado psiquiatra infantil, Salvador Célia, que dedicou parte de sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças. Em modalidades distintas, foram premiados sete visitadores do PIM e sete equipes da Estratégia de Saúde da Família das sete macrorregiões de saúde do RS. O prêmio contou com a curadoria do gabinete da Primeira-Dama do Estado. Sandra Genro ressaltou a "qualidade das fotos apresentadas e a importância de mostrar o trabalho do PIM por meio de imagens captadas pelo próprio visitador no seu ambiente de trabalho, ou seja, nas casas das mais de 47 mil famílias atendidas atualmente." 

     O secretário da Saúde destacou que a "sem a parceria dos municípios, seria impossível o Estado ter sucesso no PIM, um programa que atende hoje mais de 52 mil crianças, de zero a seis anos, em 254 cidades gaúchas". Ciro Simoni falou também do esforço que vem sendo desenvolvido para a ampliação do Programa, bem como da importância de agregar o programa à Rede Cegonha, no sentido de proteção da criança desde o ventre materno, através do pré-natal e do parto seguro. 

     O adjunto da Justiça e dos Direitos Humanos, Miguel Velasquez, disse que considera o PIM uma das principais políticas de Estado e afirmou que o Primeira Infância Melhor é o grande suporte para a segurança nacional. "Este é o contingente humano que precisamos, agentes que cuidam das crianças na primeira etapa de vida que é fundamental para uma vida adulta saudável, longe do mundo do crime e das drogas", disse. 

     O evento, realizado pela Secretaria Estadual da Saúde, prossegue até esta quarta-feira (28), com a participação de palestrantes nacionais e internacionais referências na área da Primeira Infância. Mais de 1,6 mil estão inscritos no seminário.

Texto: Andréa Menezes
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário