quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Instalada na ALRS Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência



     A Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Com Deficiência foi instalada na tarde de terça-feira (27), na Assembleia Legislativa. Na ocasião, o deputado Ernani Polo (PP), coordenador da Frente, falou sobre a importância de consolidar um elo entre as instituições que dedicam-se em defender os diretos das pessoas com deficiência e o poder legislativo.

     Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 24 milhões de pessoas com deficiência. Neste mesmo levantamento, o número de pessoas que se declararam com algum tipo de deficiência sobe para 45 milhões, um índice que leva em conta a limitação funcional.

     Em sua fala, Ernani destacou também que o governo federal lançou o programa Viver sem Limite - Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que prevê ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade, visando a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Para sua execução, os valores divulgados ultrapassam R$7 bilhões, para implantação de metas até 2014. “A Frente Parlamentar irá cobrar a efetiva realização e destinação destes recursos por parte do governo federal", afirmou.

     O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal (PMDB), destacou a força e a superação: “Toda a sociedade deve observar e tomar como exemplo a determinação dessas pessoas, que apesar de todas as dificuldades, não deixam de lutar por seus direitos e por uma melhor qualidade de vida”, afirmou Alexandre Postal.

     O presidente da Federação das APAES do Rio Grande do Sul, Luiz Maioli, disse que os portadores de deficiência são as verdadeiras autoridades presentes na cerimônia, e destacou também que deve haver igualdade entre todos os tipos de deficiência, “seja ela visual, motora, auditiva, mental, o portador merece o respeito e a atenção dos administradores e da sociedade em geral”, manifestou Maioli.

     O presidente da Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes (Agapasm) e coordenador do Núcleo Regional do RS do Instituto Baresi, Alex Garcia, é deficiente visual e auditiva. Em sua fala, lembrou da importância da família e, principalmente, das mães das pessoas com algum tipo de deficiência, e destacou que são elas quem dão o alicerce para o desenvolvimento dessas pessoas.

Fonte: Alexandre Farina / Assessoria de imprensa do gabinete do deputado Ernani Polo
Foto: Vinicius Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário