sábado, 1 de setembro de 2012

Sexta-feira para esquecer: a retrospectiva de uma tarde tensa no Beira-Rio


Grupo de torcedores invadiu o estádio, protestou contra a direção e agrediu jornalistas


Sexta-feira para esquecer: a retrospectiva de uma tarde tensa no Beira-Rio Carlos Macedo, Especial/
Tarde foi marcada por protesto de torcedores coloradosFoto: Carlos Macedo, Especial

     O Beira-Rio teve um dia totalmente atípico na sexta-feira. O ambiente de obras do estádio foi tumultuado pela invasão de um grupo de cerca de 60 torcedores, que gritaram palavras de ordem contra o presidente Giovanni Luigi e pediram mais garra da equipe, que não vence há quatro partidas. O protesto ainda teve agressões a jornalistas e oito manifestantes detidos pela Brigada Militar. Confira uma retrospectiva da atribulada tarde do Inter:

A entrada dos torcedores

 
  Foto: André Baibich

     Por volta das 15h30min, ouviu-se um rojão nos arredores do Estádio Beira-Rio. O som vinha do improvisado estacionamento, onde cerca de 60 colorados caminhavam apressadamente, buscando uma maneira de acessar o pátio do estádio. Aproveitando uma brecha na grade que separa o estacionamento do pátio, próxima à capela Nossa Senhora das Vitórias, os torcedores entraram na área restrita a jornalistas, operários da Andrade Gutierrez e os envolvidos no treinamento da tarde de sexta.

Mais um protesto no antigo portão 8

  
  Foto: André Baibich

     Já dentro do pátio, os torcedores chamaram a atenção dos seguranças do clube, que começaram a persegui-los. Logo, os manifestantes viram uma entrada para o que antes era a social do Beira-Rio, onde ficava o antigo portão 8, local dos mais violentos protestos nos piores momentos da equipe, principalmente nos anos 90. Ali, adentraram uma área em obras, no anel inferior, entoando cânticos de protestos contra o presidente Giovanni Luigi e pedindo mais garra à equipe. Ficaram por cerca de dois minutos, enquanto apenas a comissão técnica estava no gramado.

Jornalistas agredidos

     Ao perceber que os repórteres registravam a confusão, um dos manifestantes gritou:

     — Imprensa, não. Sem imagens.

     Os protestantes acabaram agredindo dois jornalistas com socos e empurrões, antes de finalmente deixarem o estádio.

No CT Parque Gigante

  
  Foto: Wesley Santos, PressDigital

     Depois de sair do Beira-Rio, os torcedores dirigiram-se ao CT Parque Gigante, onde os jogadores aguardavam o ônibus para fazer o deslocamento ao estádio. Os atletas tiveram que esperar dentro do vestiário, enquanto Luciano Davi conversava com parte do grupo e a Brigada Militar era chamada para dispersar a manifestação. Oito colorados foram detidos, após uma revista que encontrou uma faca e um rojão.

O treino, finalmente

     Às 16h40min, uma hora e dez minutos depois do horário programado, finalmente os jogadores apareceram no túnel de acesso ao gramado principal do Beira-Rio para o treino da tarde. Luciano Davi também compareceu e falou com a imprensa, lembrando que a manifestações são válidas, desde que pacíficas. O dirigente ainda pediu união dos colorados para passar pelo momento difícil.

Fonte: André Baibich / ZHESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário