domingo, 9 de setembro de 2012

RS passa a fazer parte de sistema nacional de monitoramento de raios

Descargas mataram 106 pessoas e provocaram prejuízo econômico de R$ 1 bilhão em dez anos no território gaúcho

     Estado com a maior incidência de raios do País, o Rio Grande do Sul chega a ser atingido por 18 descargas elétricas por quilômetro quadrado ao ano. Em função de um prejuízo de R$ 1 bilhão em setores como o industrial, elétrico, agricultura e telecomunicações e de 106 mortes decorrentes do fenômeno, em dez anos, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vai lançar, na próxima quarta-feira, um novo sistema de monitoramento de raios que deve cobrir todo o território gaúcho. 

     O objetivo é aliar a tecnologia ao acompanhamento realizado pelos institutos de meteorologia e aumentar a eficiência da prevenção de danos, antecipando a ocorrência de raios e outros fenômenos associados como tempestades com granizo, ventos fortes e tornados, de acordo com o diretor da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Elétricas (BrasilDat), Osmar Pinto Júnior. “Em um futuro breve teremos uma melhor previsão desses fenômenos severos que ocorrem no Estado e que tendem a aumentar em função de mudanças climáticas", afirmou.

     Os sensores são antenas de aproximadamente 2m de altura, capazes de detectar descargas em um raio de 600km. Os equipamentos foram instalados nas cidades de Casca, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Uruguaiana e Viamão. Os dados serão enviados em tempo real para a central do Inpe em São José dos Campos (SP). A rede deve cobrir o País inteiro até o fim de 2013, com a instalação de cem sensores.

Fonte: Samantha Klein / Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário