quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Embaixador dos EUA na Líbia morre em ataque a consulado em Benghazi

Outros 3 americanos morreram em protesto contra filme, diz governo líbio.
Embaixada no Cairo também foi alvo de protestos pelo mesmo motivo.

O diplomata americano J. Christopher Stevens em 7 de junho (Foto: AFP)
  O diplomata americano J. Christopher Stevens em 7 de junho (Foto: AFP)

     O embaixador dos Estados Unidos na Líbia, J. Christopher Stevens, e três funcionários também americanos morreram no ataque ao consulado do país em Benghazi, na Líbia, na noite de terça-feira, disseram nesta quarta-feira (12) autoridades locais.

     "O embaixador e três funcionários morreram no ataque", afirmou o vice-ministro líbio do Interior, Wanis al-Sharef. A morte de Stevens foi confirmada por um tweet do vice-premiê líbio Mustafah Abu Shagur, e também por testemunhas americanas no local.

     Na noite de terça-feira, manifestantes armados atacaram o consulado e lançaram foguetes contra o edifício, informaram fontes líbias, que em um primeiro momento informaram a morte de um americano e outro ferido.

     Os manifestantes protestavam contra um filme considerado ofensivo para o islã.

     Os demais funcionários foram retirados do local.

     Segundo o porta-voz da Alta Comissão de Segurança do Ministério do Interior, Abdelmonoem al-Horr, as forças de segurança tentaram controlar a situação quando foguetes RPG foram disparados contra o consulado a partir de uma propriedade próxima.

     "Dezenas de manifestantes atacaram o consulado e incendiaram o prédio", disse Omar, um morador de Benghazi, que escutou tiros em torno do edifício.

Chamas tomam conta do consulado americano em Benghazi (Foto: Esam Al-Fetori/Reuters)
  Chamas tomam conta do consulado americano em Benghazi (Foto: Esam Al-Fetori/Reuters)

     Outra testemunha confirmou os disparos em torno do consulado e revelou que homens armados, incluindo militantes salafistas, bloquearam as ruas que dão acesso ao prédio.

     O ataque foi confirmado pela embaixada americana em Trípoli.

    A Líbia enfrenta instabilidade política desde a revolta popular que, no ano passado, com apoio ocidental, derrubou e matou o ditador Muammar Kadhafi.

Cairo

     Horas antes, no Cairo, milhares de manifestantes, a maioria salafistas, protestaram diante da embaixada dos Estados Unidos para denunciar um filme "anti-islâmico" realizado por cristãos coptas residentes nos Estados Unidos.

     Os manifestantes arrancaram a bandeira dos Estados Unidos e em seu lugar colocaram uma imensa bandeira negra com a frase: "não há mais Deus que Deus e Maomé é o seu profeta".

Fonte: Do G1, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário