quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Embaixadas americanas são atacadas em vários países

Manifestantes tentaram invadir sede em Sana, no Iêmen
  Manifestantes atacaram sedes em Sanaa e no Iêmen
  Crédito: Mohammed Huwais / AFP / CP

     Manifestantes que protestavam contra um filme considerado ofensivo ao islã atacaram nesta quinta-feira a embaixada dos Estados Unidos em Sana, no Iêmen. Confrontos também foram registrados no Egito e no Iraque.

     Na capital do Iêmen, a polícia atirou para o alto e utilizou jatos d'água para dispersar os manifestantes, que haviam conseguido entrar na área da embaixada para atear fogo em vários carros. "O profeta, Mamoé", gritavam os manifestantes.

     No Cairo, manifestantes enfrentaram a polícia diante da embaixada dos Estados Unidos. A polícia utilizou gás lacrimogêneo contra os manifestantes. Segundo o ministério da Saúde, 13 pessoas ficaram feridas nos confrontos, iniciados na noite dessa quarta-feira. Os manifestantes usaram pedras e bombas incendiárias contra os policiais que protegiam a embaixada.

     No Iraque, centenas de simpatizantes do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr protestaram na cidade de Najaf, 150 quilômetros ao sul de Bagdá, contra o filme, com frases hostis aos Estados Unidos e a Israel. Najaf, uma das principais localidades sagradas dos xiitas, abriga o mausoléu de Ali, figura central desta corrente religiosa.

     O filme amador "Inocência dos Muçulmanos", de orçamento reduzido, que pretende ser uma descrição da vida do profeta Maomé e evoca temas como homossexualismo e pedofilia, provocou a revolta dos muçulmanos no Oriente Médio e norte da África.

     Na Líbia, um ataque na terça-feira contra o consulado dos Estados Unidos em Benghazi matou quatro funcionários americanos, incluindo o embaixador do país em Trípoli.

Fonte: Correio do Povo, com informações da AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário