sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Defesa Civil alerta para risco de forte temporal no Rio Grande do Sul

Acumulados podem chegar aos 200mm em Bagé e amenizar os efeitos da estiagem

     O céu claro e sol que predominam no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira estão com os dias contados. Segundo a MetSul Meteorologia, a partir deste sábado o tempo muda e a instabilidade avança pelas áreas da Fronteira Oeste e Campanha. Hoje, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para o indicativo de temporais, com fortes chuvas e ventos nessas regiões, o que pode provocar alagamentos e inundações.

     Em Bagé, município da Metade Sul que sofre com a estiagem e um racionamento de água de 12 horas diárias desde janeiro deste ano, a mudança nas condições climáticas pode encerrar este quadro de seca. No entanto, o volume de chuva projetado para os próximos sete dias causa outra preocupação. “Temos prognósticos de acumulados de 150 a 200mm, o que corresponde a chuva do mês inteiro no município. A previsão é de que a metade Sul saia de uma situação de escassez para excesso de chuva”, explica a meteorologista da MetSul, Estael Sias. “Associada ao vento, são duas condições que preocupam: chuva consistente, que pode resultar em cheias de rios, alagamentos, etc, e o vento forte, que geralmente traz danos à rede elétrica, por exemplo”, completa. Conforme dados da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, até agora choveu apenas 16mm em setembro. A média histórica do mês é 159mm. 

     Segundo o responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, capitão Max Geraldo Meinke, o alerta é para a população evitar trafegar em pontes submersas e áreas de risco, às margens de rios e arroios, por exemplo. “Recomendamos à população que evite a transposição de áreas alagadas, pontes submersas e locais com risco de inundação. Em caso de falta de energia elétrica, recomendamos evitar improvisações que possam causar acidentes como choque elétrico ou incêndio. Áreas de risco como encostas e margens de rios e arroios, devem ser monitoradas permanentemente”, reforça.

     A instabilidade começa no final de semana, com ocorrência de chuva em períodos mais curtos. Na segunda-feira, as pancadas ganham intensidade e os ventos passam a soprar mais forte. A instabilidade persiste na região, pelo menos, até o feriado de 20 de setembro, na quinta-feira. O risco de temporais vale para Metade Sul e Fronteira Oeste. Na Região Metropolitana, o tempo muda a partir de domingo, quando não está descartada a possibilidade de temporais isolados, inclusive com a ocorrência de ventos e raios.

     Ainda segundo a MetSul, pode haver queda nos termômetros nos municípios da Campanha e Fronteira, onde a temperatura não consegue subir muito por conta da chuva. Grande Porto Alegre e regiões da Serra e Planalto terão um final de semana de calor, com temperaturas que podem chegar aos 33ºC à tarde. A partir do domingo, as máximas despencam um pouco também em função do mau tempo.

Com informações do repórter Jossicar Saraiva

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário