sábado, 1 de setembro de 2012

BM investigará suposto abuso durante abordagem em Porto Alegre


Fotos da ação de PMs no parque Marinha do Brasil foram divulgadas em redes sociais


  Imagem mostra skatista sendo abordado por PMs
  Crédito: Reprodução Facebook / CP


     A Brigada Militar (BM) vai abrir inquérito para apurar um suposto abuso de autoridade ocorrido no parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, na sexta-feira. A afirmação é do comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Alfeu Freitas. Fotos da ação de três policiais militares (PMs) foram compartilhadas em redes sociais com comentários condenando a abordagem. "A cena é forte", admitiu o coronel.

     As imagens mostram PMs abordando um homem que estava andando de skate ao lado da esposa e da filha do casal – um bebê de colo. Dois policiais tentam conter o skatista enquanto um terceiro, que carrega uma arma de grosso calibre, dá cobertura aos colegas. Segundo o comandante, a ação da dupla de PMs é um procedimento normal para dominar uma pessoa. O coronel explicou que a técnica é adotada para evitar reação, mas ele afirmou: "Temos que ver porque o outro policial estava ali."

     Uma das hipóteses levantadas via redes sociais é de que a ação dos PMs foi uma reação ao fato do homem estar gravando imagens do trio realizando abordagens no parque. Segundo o coronel, o inquérito vai apurar se os policiais danificaram a câmera do skatista, conforme postado em redes sociais.

     O coronel informou que já foram identificados os policiais que atuaram ontem no parque e o comandante da operação. A polícia também localizou o skatista e vai tentar ouvi-lo na próxima semana. Até as 17h deste sábado mais de 6 mil pessoas haviam compartilhado as imagens na página do Facebook.

  Imagens foram postados no Facebook
  Crédito: Reprodução Facebook / CP


Fonte: Samuel Vettori / Rádio Guaíba

Um comentário: