sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Santa Catarina vai ganhar fábrica de aeronaves em série


Protocolo de intenções com a empresa Novaer Craft será assinado na segunda-feira
Santa Catarina vai ganhar fábrica de aeronaves em série Divulgação/Divulgação
O modelo T-Xc para uso militar seria o primeiro a ser produzido no EstadoFoto: Divulgação / Divulgação

     O governo de Santa Catarina vai firmar um protocolo de intenções com a empresa Novaer Craft para implantar um indústria de aeronaves no Estado, um investimento da ordem de R$ 80 milhões.

     A empresa pretende estabelecer uma fábrica em Lages e uma unidade de desenvolvimento em Florianópolis para produzir aeronaves para aviação geral de pequeno porte. Será a primeira aeronave produzida em série no Estado. 

     A Novaer Craft já desenvolve o projeto de uma aeronave de aplicação civil e militar com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de um programa de subvenção da empresa estatal Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Esse programa de desenvolvimento tecnológico dará origem ao T-Xc, a aeronave que a empresa quer produzir em Santa Catarina. Cada aeronave terá valor de US$ 700 mil.

     A proposta é que a empresa inicie a produção do T-Xc em suas versões civil e militar no ano de 2014. O compromisso que a Novaer Craft assume com o Estado, no protocolo de intenções, também prevê que outros produtos em estudo e desenvolvimento na empresa sejam produzidos e comercializados pelas unidades catarinenses.

     A previsão é de que 75% da produção seja destinada para o exterior. Uma empresa americana já fez um pedido de 200 unidades.

     A assinatura do documento será realizada na segunda-feira, 3, às 10h30min, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. O governador Raimundo Colombo, o ministro Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, e o presidente da SCPar, Paulo César da Costa, participarão do ato.

     — Um polo de produção aeroespacial é um projeto ambicioso e estratégico para o Estado e a Novaer será a âncora dessa iniciativa — afirma o presidente da SCPar.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário