quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Professor criticado por Isadora Faber no Facebook é afastado pela Secretaria de Educação


Página ganhou destaque da mídia nacional ao expor problemas de escola pública


Professor criticado por Isadora Faber no Facebook é afastado pela Secretaria de Educação Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
Página no Facebook já tem mais de 182 mil curtidoresFoto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

     As críticas e problemas apontados pela estudante Isadora Faber no Facebook estão fazendo efeito. Após a reforma da escola ser retomada, o professor de matemática, que teria dificuldade em conduzir os estudantes na disciplina, foi afastado pela Secretaria de Educação. A página da estudante no Facebook , com mais de 182 mil curtidores até às 16h desta quinta-feira, ganhou destaque na mídia ao criticar a infraestrutura de uma escola pública em Florianópolis.

     Professores e funcionários da Escola Básica MariaTomázia Coelho, apoiados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis(Sintrasem), divulgaram uma carta aberta referente à repercussão da fanpage da aluna Isadora Faber. O documento foi divulgado antes do afastamento do professor. 

     Os servidores afirmam que a escola está aberta ao diálogo junto à comunidade e que é uma referência no ensino público de Florianópolis. Lembraram que a unidade alcançou a nota 6,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ou seja, acima da média estadual. Segundo a carta, a equipe da escola conta com professores com mais de 25 anos de experiência e qualificados.

     — Não entendemos o porque desta repercussão, uma vez que as escolas públicas de um modo geral enfrentam os mesmos problemas e dificuldades, o que no entanto, não nos impediu de realizar nosso trabalho cotidianamente enquanto aguardávamos a resolução dos mesmos — diz a carta datada de quarta-feira.

     Os profissionais também afirmam se sentirem acuados com a dimensão que as críticas de Isadora tomaram no país e na comunidade.

     — Estamos nos sentindo acuados, ameaçados, humilhados, entristecidos e questionados, sobre tudo o que fazemos, escrevemos e dizemos, sem que os espaços democráticos que a escola disponibiliza estejam sendo utilizados. Estamos temendo por nossa integridade física e moral — conclui a carta que traz o endereço da fanpage oficial da escola.

Enquanto turma de Isadora visita teatro, obras continuam na escola

     Nesta quinta-feira, a turma de Isadora Faber teve um dia diferenciado. Foram ter aula de artes no Teatro Àlvaro de Carvalho (TAC). Na escola, os reparos na estrutura física continuavam. Duas equipes de manutenção da prefeitura atuam até 14 de setembro para concluir os trabalhos.

     Entre as melhorias estão a troca de portas, fechaduras, reforço em pias, tampos de bacios, papeleiras e saboneteiras de quatro banheiros; revisão elétrica com troca de 13 luminárias, substituição de vidros quebrados, revisão hidráulica dos bebedouros e pintura do laboratório de artes, sala dos professores e secretaria.

     A quadra de esportes, já conhecida por milhares de usuários de facebook na internet, será consertada em uma outra etapa. A Diretoria de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação está fazendo um levantamento dos recursos para ver a possibilidade de inserir a reforma no orçamento deste ano.

Fonte: Roberta Kremer / DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário