sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Índia se formará em Enfermagem pela Ufrgs

  Denise quer voltar e atuar em sua aldeia
  Crédito: Paulo Nunes


     Após quatro anos e meio longe da aldeia, no povoado de Guarita, em Tenente Portela, Denise Marcolino será diplomada amanhã em Enfermagem/Ufrgs, na Capital. "Quero trabalhar com índios, e, preferencialmente, na minha aldeia", revelou ela, que morou na Casa do Estudante e quer voltar para o lugar onde nasceu para ajudar sua comunidade.

     Denise integra a primeira turma de índios que teve acesso à universidade por meio de processo seletivo específico, em 2008, com oferta de 10 vagas em diferentes cursos. "Me esforcei muito para acompanhar. Tudo era novo. Aprendia, todos os dias, coisas que nunca tinha ouvido falar. Mas, a cada disciplina e a cada semestre, ia gostando ainda mais da Enfermagem", lembra.

     Atuar na aldeia é plano de infância, quando a filha de professora índia via os problemas de seu povo. Agora, como profissional, acredita que saberá respeitar costumes e contexto; aproveitar conhecimentos tradicionais; e aproximar-se mais dos pacientes, por falar caingangue. Ao pensar na formatura, ela aconselha: "Que os jovens que estão nas aldeias não tenham medo: é possível fazer universidade. Não é mais coisa só para não índios", comemora.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário