sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Confronto com a polícia mata 30 mineiros na África do Sul

Empregados na exploração de platina protestam por melhores salários

Confronto com a polícia mata 30 mineiros na África do Sul STR/AFP
Mineiros se reuniram na entrada da mina Lonmin para exigir melhores saláriosFoto: STR / AFP

     Vários mineiros grevistas foram baleados na quinta-feira pela polícia na mina de platina de Lonmin, em Marikana, na África do Sul. A violência ligada a um conflito sindical na região já deixou mais de 30 mortos desde o domingo passado, segundo o governo do país.

     No confronto, cujas imagens chocantes foram exibidas pela TV sul-africana, a polícia atira contra um grupo de manifestantes, que caem em meio a uma nuvem de poeira. 

     O presidente da Lonmin, Roger Phillimore, atribuiu às forças da ordem a responsabilidade pelos sangrentos confrontos.

     — A polícia sul-africana estava encarregada da ordem e da segurança no local desde o início da violência entre sindicatos rivais, no final de semana — assinalou Phillimore em um comunicado publicado na noite desta quinta-feira. 

     — É claro que condenamos profundamente estas mortes, o que constitui claramente uma questão de ordem pública acima do conflito social.

     Na manhã de quinta-feira, centenas de mineiros armados com porretes, barras de ferro e machados se reuniram na entrada da mina Lonmin para exigir melhores salários. Durante o dia, a direção da mina ameaçou despedir os grevistas que não retornarem ao trabalho nesta sexta-feira.

     Na tentativa de dispersar o protesto na entrada da mina, a polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo e disparou com balas de borracha, e não está claro porque ocorreram os tiros com munição real. Após os disparos, a TV sul-africana mostrou policiais com coletes à prova de balas observando homens caídos no chão, vários dos quais provavelmente mortos.

Fonte: ZERO HORA, com informações da AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário