sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Canoas já registra 19 mortes somente em agosto, diz Brigada Militar


A partir de ocorrências, mês pode ser considerado o mais violento em 4 anos


     Agosto é disparado o mês mais violento de 2012. Segundo levantamento feito pelo Diário de Canoas a partir de ocorrências policiais, até a tarde desta quinta, 30, foram registrados 19 homicídios. O número supera em três vezes o mesmo período do ano passando, quando seis pessoas morreram na cidade. Essa quantidade em apenas um mês só se aproxima a julho de 2010 e de março de 2009 - ambos com 18 ocorrências. Nos últimos quatro anos o máximo de vítimas assassinadas em agosto chegou a nove, em 2009.  No acumulado de oito meses, Canoas registra 83 mortes violentas neste ano, contra 64 na mesma época de 2011 - em todo ano passado foram 112 vítimas.

     Das 19 ocorrências em agosto, seis foram na região do bairro Rio Branco. A área da 4ª Delegacia de Polícia (que atende ainda os bairros Fátima e Mato Grande) possuía uma média de três homicídios ao mês. Já a região do Mathias, atendida pela 1ª DP (inclui Harmonia e Centro), concentrou no período quatro casos - dois abaixo da média mensal. Autoridades estudam motivos e buscam alternativas para frear um novo avanço nas estatísticas.

Para a Brigada, mês atípico

     O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Mário Ikeda, diz que agosto foi um mês bem atípico. “Observam-se homicídios em locais que geralmente não ocorriam, enquanto no Mathias Velho não tivemos aumento”, avalia ele, descartando uma possível migração de quadrilhas ou criminosos. Ikeda garante que estão sendo estudados os motivos deste aumento repentino de homicídios para ser traçadas estratégias nas áreas de maior ocorrência. “Reforçaremos o policiamento ostensivo, além da atuação da Companhia de Operações Especiais”, garante.

Polícia Civil aguarda reforço

     O titular da 3ª Delegacia Regional Metropolitana, Marcelo Moreira, que também responde pela regional de Canoas, diz que a tendência de alta nos homicídios está atingindo todo o Estado. “Uma das estratégias da Chefia de Polícia é qualificar a investigação criminal. Canoas deve contar com um delegacia especializada em Homicídios a partir da formatura de 200 novos policiais, em 8 de setembro”, afirma o delegado, que espera o envio de 10% dos novatos para a cidade. Sobre o déficit de agentes nas delegacias distritais, ele adianta que está em tramitação autorização para abertura de novo concurso público.

Caso de carbonizados assusta

     Nos crimes desse ano, alguns chamam a atenção pela crueldade. Exemplo é o caso de uma pessoa que foi carbonizada na Rua Maria Isabel, bairro Harmonia, no dia 18 de agosto. A poucos metros desse local, outra vítima também havia sido executada possivelmente da mesma forma, colocada dentre de pneus e depois incendiada, em 1º de julho. Os dois casos ainda estão sob investigação, e a identificação dos corpos depende do resultado de testes de DNA.

     Moradores dos arredores da rua, junto aos trilhos do trem, pouco comentam sobre esses assassinatos e apontam uma das câmeras de vigilância próxima ao local onde os dois crimes ocorreram. “Será que não estão funcionando?”, questiona um senhor aposentado que mora nas proximidades. No local há ainda boatos sobre os crimes. Uns dizem que moradores de outros bairros estão indo para essa região e cometendo assaltos. Seriam mortos por pessoas que “cuidam” do local.

Fonte: Cláudia Boff e Gabriel Munhoz / Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário