quarta-feira, 25 de julho de 2012

Seleção feminina estreia na Olimpíada com goleada de 5 a 0 sobre Camarões

Gols, que colocam o Brasil na liderança do Grupo E, foram marcados por Francielle, Renata Costa, Marta (dois) e Cristiane

Seleção feminina estreia na Olimpíada com goleada de 5 a 0 sobre Camarões Luca Bruno, AP/
Renata Costa comemora com Marta o gol marcado na vitória do BrasilFoto: Luca Bruno, AP

     A seleção feminina de futebol começou a campanha brasileira nas Olimpíadas de Londres com o pé direito. Jogando contra a modesta Camarões, as meninas do Brasil venceram sem sustos por 5 a 0, gols de Francielle, Renata Costa, Marta (dois) e Cristiane.

     Com esse resultado, o Brasil assume a liderança do Grupo E, com três pontos, junto da Grã-Bretanha, que tem saldo inferior (5 contra 1). Na segunda rodada, as meninas pegam a Nova Zelândia, no dia 28 de julho, completando sua participação na primeira fase diante das anfitriãs, em 31 de julho.

     Além da estreia, o jogo desta quarta-feira marcou a quebra de dois recordes. Formiga se tornou a única jogadora a participar de todas as edições do torneio de futebol feminino olímpico e Cristiane se tornou a maior goleadora da História do torneio olímpico feminino, com 11 gols.

Primeira etapa
     Mesmo inferior tecnicamente, as camaronesas partiram para cima, tentando surpreender. A falta de habilidade impediu que as africanas oferecessem perigo à goleira Andreia.

     Depois de alguns minutos de pressão, o Brasil se achou no jogo e logo abriu o placar. Após jogada individual da craque Marta, Francielle bateu falta, enganando Ngo Ndom e abrindo o placar.

     Pouco tempo depois, em cruzamento de Francielle, Renata Costa subiu mais que todo mundo e ampliou o placar.

     A partir daí, o Brasil passou a se poupar, esperando Camarões se organizar ofensivamente e tentando contra-ataques. Mesmo com Marta em campo, a equipe só foi perigosa nos chutes de fora da área. A intenção era surpreender a goleira Ngo Ndom, que falhou no segundo gol. Foram três no primeiro tempo, com o de Formiga, aos 19, sendo o mais perigoso.

Segundo tempo

     A etapa complementar veio e com ela um domínio ainda maior da Seleção Brasileira. No entanto, esse domínio era parecido com o relaxamento das meninas que pareciam se poupar para os seguintes jogos.

     Marta apareceu um pouco mais, tentando mais jogadas mágicas, mas sempre parada por falta. Quando conseguiu uma jogada melhor, a goleira camaronesa se refez da falha no segundo gol e tirou o perigo.

     Na segunda chance, ela foi impedida de receber passe de Cristiane (que se recuperando de lesão entrou apenas no segundo tempo), sofrendo pênalti. A própria camisa 10 bateu, fez o gol, sentenciando a goleada.

     Pouco depois, Cristiane teve a oportunidade de deixar seu gol, mas encontrou nova boa intervenção de Ngo Ndom.

     No entanto, a atacante estava destinada a marcar. A ex-melhor do mundo Marta mostrou porque segue sendo o principal nome do futebol feminino, dando lindo passe para Cristiane, que driblou a goleira camaronesa e colocou seu nome na História, se tornando a maior artilheira da História das Olimpíadas.

     E como nenhuma goleada é completa sem um golaço da Rainha Marta (que só havia marcado de pênalti até então), ela tratou de desfazer as dúvidas e aproveitou linda jogada de Cristiane para deixar o seu.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 5x0 CAMARÕES

Local: Millenium Stadium, Cardiff, País de Gales

Árbitro: Jenny Palmqvist (Suécia)

Cartões amarelos: Manie, Yango (CAM); Formiga (BRA)

Cartões vermelhos: -

Gols: Francielle (6' do 1º tempo), Renata Costa (10' do 1º tempo), Marta (27' e 42' do 2º tempo), Cristiane (34' do 2º tempo)

BRASIL: Andreia, Fabiana, Bruna Benites, Érika, Renata Costa e Maurine; Francielle (Daiane), Formiga (Grazielle) e Ester; Thaisinha (Cristiane) e Marta Técnico: Jorge Barcellos.

CAMARÕES: Ngo Ndom, Manie, Ejangue, Njoya Ajara (Enganamouit) e Meffoumetou; Yango, Bella, Feudjio (Zouga) e Beyene; Ngono Mani e Onguene Técnico: Enow Nagatchu.

ZERO HORA
Fonte: LANCEPRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário