terça-feira, 31 de julho de 2012

Burmann comemora sanção da Lei 14.059 que institui a Semana Estadual de Saúde Vascular

Audiência com secretário da Saúde, Ciro Simoni, 
buscando apoio ao Dia V


     Responsáveis pela causa da maioria de mortes da população brasileira, as doenças vasculares terão atenção especial no Rio Grande do Sul. Na semana passada, o governador Tarso Genro sancionou a Lei 14.059, instituindo a Semana Estadual de Saúde Vascular. A iniciativa do deputado Gerson Burmann (PDT), que apresentou o projeto de lei e obteve aprovação unânime da Assembleia Legislativa, objetiva estimular a prevenção de doenças vasculares e, para isso, a lei prevê a realização de uma semana de atividades relacionadas ao tema.

     A Semana Estadual da Saúde Vascular será realizada anualmente, em toda a rede pública de saúde, com o objetivo de prevenir, controlar e diagnosticar as doenças vasculares na população gaúcha. A semana será realizada no mês de agosto, coincidindo com o dia 17 agosto, que é o Dia da Consciência Vascular. Nessa mesma data será instituído o Dia Estadual do Cirurgião Vascular. Nesse período, será realizada ampla campanha de conscientização sobre a prevenção de doenças vasculares; celebração de parcerias com entidades médicas, universidades, sindicatos e demais entidades da sociedade civil, para a organização de debates e palestras sobre as formas de prevenir doenças vasculares.

     A proposição tramitou em anos anteriores por iniciativa do atual secretário estadual de Saúde e deputado Ciro Simoni (PDT).

Dia V – Dia da Consciência Vascular

     No próximo dia 15 de agosto será realizado o Dia V, que é o Dia da Consciência Vascular, com atividades na Assembleia Legislativa, no Plenarinho, onde especialistas se reunirão para debater as formas de prevenção às doenças vasculares. Nessa mesma data será comemorado o Dia Estadual do Cirurgião Vascular e dos profissionais de saúde que trabalham na área.

Fonte: Francis Maia / Assessoria de Imprensa / Gabinete do deputado Gerson Burmann 

Nenhum comentário:

Postar um comentário