sábado, 23 de junho de 2012

Franco inicia maratona para tentar convencer vizinhos

Paraguai


     Diante das críticas internacionais sobre o processo quase instantâneo de impeachment de Fernando Lugo, o novo presidente do Paraguai começa neste sábado sua maratona para tentar convencer os vizinhos de que a mudança de regime ocorreu dentro da ordem democrática.

     Ontem, em seu discurso de posse, ele pediu que os países entendam a situação no país e disse que "fará o maior dos esforços para que isso se normalize".

     As críticas partiram primeiro do presidente do Equador, Rafael Correa, que anunciou que seu país não reconhece o novo governo do Paraguai. Logo vieram a argentina Cristina Kirchner e o boliviano Evo Morales. O Brasil, que liderou a tentativa de mediar uma saída para a crise, sem sucesso, adotou um tom cauteloso. Mas deixou claro que há possibilidade de o país sofrer sanções, como a expulsão do Paraguai de órgãos como a Unasul e o Mercosul.

     O assunto deve ser tema da reunião marcada para os dias 28 e 29, em Mendoza, na Argentina. O protocolo de criação da Unasul, assinado pelo Paraguai e pelos outros 11 países da América do Sul, prevê o desligamento do signatário em caso de ruptura democrática.

Postado por Rodrigo Lopes
ZERO HORA – Blog do Rodrigo Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário