quarta-feira, 13 de junho de 2012

EXCLUSIVO: Comando da Brigada Militar de Ijuí não quer viaturas patrulhando

Fontes da própria Brigada Militar confirmaram que a determinação do comando é para que as viaturas só rodem para atendimento de ocorrências. Não há patrulhamento ostensivo e preventivo na cidade, mesmo com a onda de crimes que assusta a comunidade.
  Viaturas paradas por determinação do comando da BM de Ijuí. Foto: Abel Oliveira

     Uma determinação do comando do 29º Batalhão da Brigada Militar de Ijuí está causando surpresa à comunidade, e até aos próprios policiais militares que trabalham nas ruas da cidade.

     As viaturas da Brigada Militar estão paradas em PBs (Pontos Base), justamente no momento em que a comunidade clama por mais segurança, na onda de crimes que ocorre na cidade.

     Segundo as informações, as saídas das viaturas somente podem ocorrer depois que o crime já tenha sido cometido, para o atendimento da ocorrência.

     A reportagem do www.ijui.com acompanhou os deslocamentos das viaturas, na manhã desta quarta-feira, 13, e percebeu que o mais grave nessa história é que os PBs não são escolhidos pelo PM que atua diariamente no serviço de rua, conhecedor dos locais em que há necessidade da presença policial.

     “Esses PBs são determinados pela ‘Sala de Operações’ (SOP) do Quartel e por colegas que não estão vivendo a realidade aqui na rua, não sabem da movimentação de pessoas, veículos e delinquentes. Gostaríamos de estar patrulhando, mas estamos engessados. Só podemos sair depois que o crime já ocorreu, para registrá-lo”, explicou a fonte policial.

     Ainda há um fato que causa mais estranheza. Os PMs de alguns dos municípios destacados do 29º BPM; Ajuricaba, Augusto Pestana, Catuípe e Coronel Barros, por exemplo, se deslocam à Delegacia de Polícia de Ijuí para registros de ocorrências, fora do horário de expediente. São registros de violência doméstica, entre outros.

    PMs contam que à noite, nos feriados e finais de semana, precisam viajar para registrar as ocorrências, pois não há plantão nas delegacias.

     “Pelo que sei isso foi um acordo entre a delegada regional e o comandante da Brigada. Às vezes não fica ninguém no policiamento na nossa cidade, pois viajamos pra Ijuí, com uma Maria da Penha, por exemplo, e ficamos cerca de duas horas, isso se não tiver ninguém registrando ocorrência na frente”, relatou um PM.

     Fontes afirmam ainda que esses fatos estão sendo encaminhados ao Comando Geral da Brigada Militar e a Associação dos Praças.

Fonte: Abel Oliveira / PORTAL IJUHY.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário