domingo, 13 de maio de 2012

Inter sofre, mas vira sobre o Caxias e conquista o Gauchão de 2012

  Inter sofre, mas vira sobre o Caxias e conquista o Gauchão de 2012
  Crédito: Arthur Puls / CP


     O melhor remédio para esquecer uma eliminação seria um título e o Inter cumpriu essa proposta ao vencer o Caxias, na tarde deste domingo, por 2 a 1 e conquistar seu 41º Campeonato Gaúcho no estádio Beira-Rio. A tarefa, no entanto, foi realizada com dificuldade e com muito sofrimento. Depois de sair perdendo com um gol de Michel no primeiro tempo e errar um pênalti, o Colorado chegou à taça com os gols de Sandro Silva e Leandro Damião. A escalada até a conquista teve a ajuda de D'Alessandro, que entrou no intervalo e conduziu o Colorado na etapa complementar.

Wangler: o terror dos três volantes colorados

     O segundo jogo da decisão entre Inter e Caxias começou em alta voltagem. Apesar de tomar rédeas da partida nos primeiro minutos, os jogadores do técnico Dorival Júnior não conseguiram abrir o placar no início. E o Caxias acompanhou o ritmo do adversário. Jogando de igual para igual, foi o time grená que deu o primeiro susto na torcida colorada. Aos sete minutos, o meia Wangler penetrou pelo meio da defesa do Inter e bateu forte. Muriel fez uma grande defesa e evitou o gol. 

     O Inter respondeu um minuto depois, com Dátolo. Nei e Oscar tabelaram pela direita e a bola sobrou para o meia argentino. Ele bateu forte, mas a bola saiu pela linha de fundo, para alívio dos torcedores do Caxias. O Inter tinha o domínio da partida e continuava acelerando as jogadas. Ligado no jogo, o time caxiense marcou muito bem Oscar e Dátolo, anulando os principais articuladores da equipe. 

     Aos 18 minutos, Nei apareceu com uma jogada pelo lado direito do gramado. O lateral fintou a marcação de Fabinho e, de perna esquerda, bateu forte. Paulo Sérgio deu um salto e espalmou a bola para a linha de fundo. O lance empolgou o torcedor colorado, mas aos 26 o susto foi muito maior. Fabrício se complicou com a bola na defesa e cedeu escanteio para o Caxias. Na cobrança, Wangler bateu bem e a bola passou por Índio e Rodrigo Moledo, mas não por Michel. O lateral completou o cruzamento de cabeça e colocou o time grená à frente na decisão do Estadual.

     O gol só encorpou o jogo do Caxias, que passou a atuar com mais desenvoltura que os donos da casa. Já aos 30 minutos, ficava clara a estratégia do Caxias, que não tomava a iniciativa das jogadas, mas explorava os contra-ataques com Wangler, o principal nome do jogo no primeiro tempo. Aos 38, ele apareceu novamente e quase ampliou o placar. Após boa jogada pelo meio, ele arriscou de canhota e obrigou Muriel a fazer uma defesa monumental. 

     Atordoado com o bom futebol do Caxias, o Inter errava muitos passes e se precipitava no momento de atacar. Aos 45, no entanto, o Colorado quase empatou. Tinga lançou Leandro Damião, que ajeitou a bola para Índio. O zagueiro, com fama de artilheiro, bateu de canhota e a bola passou longe do gol de Paulo Sérgio. Parecia que uma tragédia começava a se desenhar no Beira-Rio. 

Inter pressiona e vira sobre o Caxias 

     Em busca do gol de empate, o Inter voltou do vestiário com duas modificações. D’Alessandro e Dagoberto entraram nos lugares de Tinga e Dátolo. A iniciativa colocou o Caxias sob pressão. Aos seis minutos, o Inter teve a grande chance para empatar o jogo. Oscar recebeu a bola na intermediária e foi derrubado ao entrar na área. O árbitro Márcio Chagas não hesitou em marcar a penalidade. Mesmo com D’Alessandro em campo, quem pegou a bola e partiu para a cobrança foi Nei. O lateral bateu e o goleiro Paulo Sérgio defendeu.

     O erro deixou o Inter ainda mais nervoso e começou a transformar o goleiro grená em herói. Aos 11 minutos, no auge da pressão colorada, o Caxias escapou novamente do gol de empate. Após cruzamento de Fabrício, Oscar bateu forte. A bola desviou na zaga e Mateus evitou que ela entrasse no gol de Paulo Sérgio. 

     A blitz do Inter seguiu e o Caxias parecia que iria ceder a qualquer momento. Aos 21 minutos, o Beira-Rio explodiu quando Sandro Silva empatou o jogo. Oscar fez um cruzamento perigoso da direita e Paulo Sérgio espalmou mal. Na sobra, o volante fintou Lacerda e bateu de perna canhota para recolocar o Inter na briga pelo título do Gauchão. 

     Mesmo com empate, o Inter seguiu comandando as ações no segundo tempo. O Caxias já não tinha o mesmo ímpeto e sofreu com a queda de produção do meia Wangler, até então sumido no segundo tempo. Aos 26 minutos, após boa trama entre Oscar e D’Alesssandro, Fabrício fez o cruzamento da esquerda. Leandro Damião, na posição de centroavante, se antecipou à zaga e virou a partida, para delírio das arquibancadas. 

     Sem tempo para administrar o jogo, o Inter seguiu atrás do gol da tranquilidade e o Caxias ainda tentava reagir porque o 2 a 2 poderia lhe dar o título. Aos 43 minutos, Oscar fez um lance genial e lançou Damião com um toque sutil. Mesmo puxado, Damião concluiu a gol e a bola subiu sobre o gol de Paulo Sérgio. 

     Aos 44 minutos, porém, foi a vez do Caxias dar o último susto. Rafael Santiago ajeitou a bola para Wangler. O meia, em sua única aparição no segundo tempo, arriscou de canhota e Muriel salvou o Inter com uma grande defesa. Nos minutos finais, o Inter soube como administrar o resultado para levantar a primeira taça de 2012.

     A festa, no entanto, será curta porque daqui a uma semana, o Colorado iniciará a sua trajetória no Campeonato Brasileiro diante do Coritiba, em Porto Alegre.

Gauchão 2012 - Final 


Inter 2

Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Guiñazu, Sandro Silva, Oscar, Tinga (Dagoberto), Dátolo (D'Alessandro); Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.

Caxias 1
Paulo Sérgio; Michel, Lacerda, Jean e Fabinho; Umberto (Marcos Paulo), Paraná (Alison), Mateus e Wangler; Caion e Vanderlei (Rafael Santiago). Técnico: Mauro Ovelha.

Gols: Michel, aos 26/1ºT; Sandro Silva, aos 21/2°T; Leandro Damião, aos 26/2ºT; 

Cartões Amarelos: Fabrício (I); Guiñazu (I); Moledo (I); Michel (C); Nei (I); Rafael Santiago (C);

Árbitro: Márcio Chagas da Silva

Local: Beira-Rio

Fonte:  Luiz Felipe Mello / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário