quinta-feira, 17 de maio de 2012

Estelionatária que aplica o golpe do vale-remédio aumenta sua área de atuação

Estelionatária que aplica o golpe do vale-remédio aumenta sua área de atuação divulgação/Polícia Civil
Liziane Beatriz da Silva Moraes, 32 anos, se apresenta como SimoneFoto: divulgação / Polícia Civil

     A polícia sabe o nome. Já foi onde ela mora. Também encontrou a fotografia e notas fiscais das compras que ela fez. Falta só colocar a golpista do "Bolsa-Remédio" atrás das grades.

     Depois que a foto da estelionatária foi publicada no Diário Gaúcho, em 20 de abril, os policiais da 22ª DP da Capital receberam diversas informações com o nome e o endereço da falsária. Moradores do Litoral Norte ligaram para contar que a mulher esteve na praia durante o veraneio, aplicando o mesmo golpe.

     A pilantra, que se apresenta como Simone e diz ser cadastradora de um programa do governo federal que vai dar medicamentos de graça, é Liziane Beatriz da Silva Moraes, 32 anos. Com prisão preventiva decretada pela Justiça desde 3 de maio, Liziane teria causado um prejuízo de mais de R$ 60 mil nos últimos meses.

     "Ela derreteu", diz Abud
     
     O delegado Omar Abud explica que depois de tomar os cartões bancários e as senhas das vítimas, a mulher vai às compras. É o que mostram as notas fiscais que os policiais apreenderam na casa dela, no Bairro Jardim Algarve, em Alvorada. Ela não estava.

     Os vizinhos contaram aos agentes que, dias antes, a mulher fez as malas, juntou a família e foi embora. Desde então, não foi mais vista no bairro.

     - Ela derreteu - brincou o delegado.

     - Se você sabe onde está Liziane Beatriz da Silva Moraes, ligue 3348-4530 ou 8422-3242. Não é preciso se identificar.

Como funciona:

     - A trambiqueira se apresenta pelo nome falso de Simone e diz ser funcionária do posto de saúde em visita aos pacientes, geralmente idosos. Argumenta que irá cadastrá-los no "Bolsa-Remédio", programa que não existe.

     - Com um envelope timbrado da Caixa Federal, a vigarista pede a senha e o cartão do banco. Documentos são guardados sob o pretexto de que ficarão com os idosos. Aí a golpista troca os envelopes e vai embora com o cartão.

Abra o olho

- O "Bolsa-Remédio" não existe. Jamais revele suas senhas.

     - Para ter remédios gratuitos, basta o idoso consultar o posto de saúde e ser cadastrado na farmácia popular.

     - Para qualquer informação, ligue para o Ministério da Saúde pelo telefone 136. A Secretaria Estadual de Saúde, que fornece medicamentos especiais, também atende pelo 136.

Cinco inquéritos contra ela

     Segundo Abud, Liziane já tem antecedentes por estelionato em Eldorado do Sul, Butiá e São Jerônimo. Só na 22ª DP, cinco inquéritos apuram a ação dela, sem contar os conduzidos pela DP de Tramandaí.

     Existe ainda a suspeita de que ela seja a mesma mulher que aplicou o golpe do "Bolsa-Remédio" no Bairro Cavalhada, na Capital.

     - Agora é uma questão de tempo. Prendê-la é a nossa prioridade - avisou o delegado Abud, que pede ajuda da população para localizar Liziane.

Fonte: Carolina Rocha / DIÁRIO GAÚCHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário