sábado, 26 de maio de 2012

Atirador abre fogo na Finlândia e mata dois jovens

  Policial retira armas que estavam no telhado do edíficio de onde jovem atirou
  Crédito: Jussi Nukari Lehtikuva / AFP / CP


     A polícia prendeu, neste sábado, um jovem de 18 anos suspeito de matar duas pessoas e ferir outras sete ao abrir fogo em uma cidade do sul da Finlândia. Armado com dois rifles, o atirador subiu no telhado de um prédio comercial no centro de Hyvinkaa, que fica a 50 quilômetros da capital Helsinque, e disparou vários tiros. Uma mulher morreu na hora e um homem chegou a ser levado ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Ambos tinham 18 anos.

     Entre os feridos está um policial que foi chamado até o local para evitar uma catástrofe ainda maior. O agente está internado no hospital de Hyvinkaa em estado grave.

     A polícia informou que o atirador estava vestido com roupa de camuflagem no momento do tiroteio. Ele conseguiu fugir após fazer os disparos, mas foi detido seis horas depois em uma floresta situada a dois quilômetros do local da tragédia. O atirador não resistiu à prisão. Ele não tinha antecedentes criminais nem permissão para manusear armas. Segundo fontes policiais, os rifles eram emprestados. 

     Ainda não se sabe o que levou o rapaz a efetuar os disparos, e a polícia não soube confirmar se o atirador conhecia as vítimas. Este foi o quinto tiroteio ocorrido nos últimos cinco anos na Finlândia, o terceiro país com mais armas de fogo por habitante do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Iêmen. Desde 2000, 33 pessoas morreram em quatro tiroteios em escolas e shoppings. Em 2009, o Parlamento finlandês decidiu endurecer a lei sobre armamento.

Fonte: Correio do Povo, com informações da AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário