terça-feira, 3 de abril de 2012

Reajuste dos municipários será votado em Sessão Extraordinária na 5ª feira

Servidores públicos municipais lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Ijuí na sessão desta segunda-feira, 02, que tratou do projeto de lei do reajuste salarial da categoria. Foto: Maraísa Forgiarini


     O Projeto de lei que reajusta os vencimentos dos servidores públicos entrou em pauta nesta segunda-feira, 02, na Sessão da Câmara e baixou as comissões.
     A votação do projeto será realizada em Sessão Extraordinária, na quinta-feira, 05, às 9h na Câmara de Vereadores.
     Uma reunião entre os vereadores e o Prefeito Fioravante Ballin foi realizada antes da Sessão da Câmara. Os Vereadores ouviram do Prefeito as colocações referentes ao reajuste proposto pelo Executivo e os Vereadores da oposição solicitaram que o Executivo mudasse a proposta, porém o Prefeito afirmou sua proposta do sábado.
     Os servidores públicos municipais que estão em greve lotaram o plenário da Casa Legislativa e acompanharam a Sessão.
     A Vereadora Rosane Simon do PCdoB destacou em sua fala a luta dos servidores públicos municipais por melhores condições de trabalho e salarial. “Tivemos uma reunião com o Executivo e foi buscado ampliar o limite do reajuste, e pedimos uma proposta intermediária. Mas não fomos atendidos. Quero lamentar a decisão do executivo”, comenta.
     O Vereador Daniel Perondi do PMDB, disse que os servidores não estão sendo valorizados. “Isso é inadmissível e esse manifesto é importante. Porém cabe ressaltar que não cabe aos Vereadores emendas de aumento de salários. Isso cabe apenas ao Executivo”, disse.
     Perondi ressaltou também que se os Vereadores não aprovarem o reajuste proposto pelo Executivo, após o dia 09 de abril o Executivo poderá apenas conceder cerca de 5% de aumento que é a inflação em função da lei eleitoral.
     O Vereador Gladimir Ribeiro da Silva do PSDB, disse que a reivindicação dos servidores é mais do que justa. “Na reunião com o Prefeito ele afirmou que com o aumento pedido pelos servidores o impacto na folha de pagamento seria de R$ 418 mil. É muito fácil é só demitir os CCs que estão na Prefeitura que fica fácil conceder o aumento[...] Ijuí é destaque em índices, mas para pagar vencimentos está quebrado?”, questiona o Vereador.
     Rubem Jagmin, Vereador do PP disse ser solidário com todos os servidores. “Quero apoiar a greve, porque isso é democracia. Estamos em uma situação muito difícil, pois os Vereadores não podem causar despesa para o município e a questão salarial depende do Executivo”, disse.
     Já o Vereador César Busnello do PSB, disse que essa busca por melhores salários e por melhores condições de trabalho é fundamental. “Em muitos ambientes de trabalho, acontecem perseguições, não valorizam e ameaçam os servidores para não abrirem a boca se não são trocados de setor, isso é assédio moral”, comenta. Ele ainda disse que nestes 12 anos os servidores não tiveram um aumento significativo. “Isso é falta de vontade política”, comenta.
     O Vereador Marcos Barriquello do PDT, destacou que o PDT é solidário a greve e aos pedidos dos servidores. “Dentro das tratativas com o Executivo e servidores, as negociações não tiveram um encaminhamento solucionado. Desta forma nos colocamos a disposição para até a quinta-feira, buscarmos alguma alteração que venha complementar a lei de subsídios. Que nestes dias possamos contribuir mais nestas negociações”, ressalta.

Fonte: Maraísa Forgiarini / PORTAL IJUHY.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário