sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Superbactéria é identificada em quatro mortes em Florianópolis

     Pelo menos quatro pessoas já morreram em Florianópolis, duas em janeiro e duas em fevereiro, contaminadas pela superbactéria conhecida como KPC. Todas estavam internadas no Hospital Celso Ramos. As informações são do jornalista Rafael Martini, na coluna Visor.
     A Secretaria de Estado da Saúde diz que ainda não é possível afirmar que a bactéria tenha sido a única responsável pelos óbitos, já que ela costuma atacar pessoas com baixa imunidade ou em estágio terminal. Nos quatro casos foi identificada a presença da superbactéria — assim chamada por ser resistente aos antibióticos.
     No geral, os sintomas da bactéria KPC são como os de outras infecções, tais como febre, dores na bexiga e tosse. Oficialmente, está descartado risco de surto de contaminação em SC.
     Diante do sinal de alerta, as áreas consideradas de risco foram isoladas no Celso Ramos. A Secretaria da Saúde também determinou uma ação preventiva nas demais unidades hospitalares da Capital.
     O foco da contaminação também é incerto, já que um dos pacientes que morreram no Celso Ramos estava internado anteriormente no Hospital Universitário.

A bactéria

     A bactéria KPC (Klebsiella pneumonia Carbapenemase) é um microrganismo que foi modificado geneticamente no ambiente hospitalar e que é resistente às drogas existentes. Os primeiros casos do microorganismo foram detectados em pacientes internados em UTI, nos Estados Unidos.
     No Brasil, segundo a Anvisa, já foram identificados 135 casos desde 2010. O contágio ocorre basicamente dentro do hospital, pelo contato com secreções do paciente infectado, desde que não sejam respeitadas normas básicas de desinfecção e higiene.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário