quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sistema de irrigação de agricultor é exemplo para plano do governo do RS

SANTO AUGUSTO
Sistema de irrigação em lavoura de milho do RS (Foto: Reprodução / RBS TV)
  Sistema de irrigação em lavoura de milho serve de modelo (Foto: Reprodução / RBS TV)


     O governo do Rio Grande do Sul planeja aumentar em 55 mil hectares ao ano a área livre de problemas com a estiagem durante o verão - atualmente, a área é de 105 mil hectares. Dentro dos estudos, o secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, visitou a propriedade de um agricultor de Santo Augusto, no Noroeste do estado. Ele conta com um sistema de irrigação que serve de exemplo.

     Gilberto Luiz Camera contratou uma empresa para fazer o projeto técnico, em 2006, e depois encaminhou ao Banco Regional do desenvolvimento (BRDE) para financiamento. O agricultor gastou cerca de R$ 5 milhões com o sistema e pode pagar em até 10 anos. "Todo mundo que puder colocar, tem que colocar. Não pode ficar sem, é um sofrimento que não precisa passar", diz Camera.

     De acordo com o secretário, um sistema como o do agricultor de Santo Augusto se paga com duas safras. "No caso da propriedade dele, pode se pagar em uma só", avalia Mainardi, que decidiu visitar o local após saber do processo feito por Camera para ter noção da diferença de uma lavoura irrigada e uma que não recebe irrigação no período de seca.
   
     Na propriedade de Camera, 750 hectares de plantação de milho são irrigadas. Dela, o agricultor projeta colher mais de 220 sacas por hectare. Outros 250 hectares não receberam a irrigação nos últimos meses, e estão praticamente sem produção.

Fonte: Do G1 RS, com informações da RBS TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário