quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pode chegar a 40 número de mortos em acidente com trem na Argentina

  Veículo ficou bastante danificado com choque / Foto: Juan Mabromata / AFP

     O choque de um trem de passageiros com a plataforma da estação Once, em Buenos Aires, na manhã desta quarta-feira, pode ter deixado 40 mortos. A informação foi repassada pela Defesa Civil argentina à TV estatal do país. Além das vítimas fatais, ao menos 550 pessoas se feriram no acidente. Os corpos estão sendo retirados pelos bombeiros e os feridos encaminhados a hospitais da região, com o auxílio de 30 ambulâncias. 

     Conforme o secretário de Transporte, Juan Pablo Schiavi, muitas pessoas apresentam contusões, mas há casos complexos, com traumatismo de tórax. Fontes oficiais afirmaram que o trem entrou na estação a 20 km/h, com 2 mil passageiros a bordo, e ficou sem freios. No choque contra a plataforma, alguns vagões ficaram sobre outros. Cenas da TV local mostraram o resgate do maquinista, preso entre os ferros retorcidos da locomotiva, entre outros feridos que eram transportados em macas. 

     "Há pessoas com fraturas e ensanguentadas. Os feridos são muitos", declarou um passageiro, que se identificou apenas como Ezequiel. "O trem estava muito cheio. O impacto foi tremendo. Eu vinha num vagão em que se pode viajar com bicicleta. As pessoas estavam desesperadas para sair", contou.

     O último acidente ferroviário ocorrido na Argentina aconteceu em 18 de dezembro passado, quando uma locomotiva se chocou contra um trem repleto de passageiros parado numa estação da periferia sul da capital, com um saldo de 17 feridos. Em 13 de setembro de 2011, nove pessoas morreram e 212 ficaram feridas no choque de dois trens e um ônibus numa passagem de nível do bairro metropolitano de Flores, a oeste, em um dos episódios mais graves dos últimos anos.

Fonte: Correio do Povo e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário