sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Piscina usada em festa foi encomendada por um dos detentos à filha

Festa teve direito a churrasco e cerveja (Divulgação)
  Festa teve direito a churrasco e cerveja (Divulgação)


     A piscina que aparece nas fotos da festa dos presos na Delegacia de Bandeirantes, Norte do Estado, foi uma “encomenda” feita pelo detento Cleulson Aparecido da Silva à filha dele. A informação é do corregedor da Divisão Policial do Interior (DPI), Nelson Mizuta, que ouviu o preso na tarde desta sexta-feira (10). Alguns funcionários também já foram ouvidos informalmente.

     Segundo a versão do detento, a piscina foi encomendada para que, nos dias de limpeza do pátio, a água fosse armazenada e eles pudessem se refrescar. “Como fazia muito calor em dezembro, ele pediu à filha, na semana que antecedeu o Natal, que comprasse a piscina e mandasse para a delegacia por meio de um moto-taxi”, contou Mizuta.

     De acordo com o corregedor, as fotos são do dia 24 de dezembro, véspera do Natal, quando eles teriam recebido também comida e bebida dos familiares. A piscina, segundo Mizuta, foi utilizada pelos presos por mais de uma vez.

     Na próxima semana, os outros detentos que aparecem nas fotos serão ouvidos. As investigações vão definir quando a piscina chegou às mãos do preso e em que dias ela foi utilizada, para saber quem eram os plantonistas nessas datas. “Vai ser punido quem autorizou a entrada e quem tomou conhecimento e não comunicou ao delegado”, garantiu o corregedor.

     Em nota, o Ministério Público (MP) informou que instaurou, nesta sexta, um inquérito civil para apurar a “festa” dentro do DP e a responsabilidade dos agentes públicos nos dias em que a piscina foi usada.

Delegado afastado

     Nesta manhã, a Divisão Policial do Interior (DPI) afastou o delegado responsável pela Delegacia de Bandeirantes, Alessandro Roberto Luz, para que o delegado chefe da 11ª Subdivisão Policial de Cornélio Procópio, Marcos Belinatti e o corregedor apurem quem foram os responsáveis. Um procedimento administrativo foi instaurado e os servidores coniventes devem receber punição que vai desde uma advertência até a exclusão do quadro de servidores da instituição.

Festa

A festa dos presos foi registrada por imagens recebidas e divulgadas pela RPC TV Londrina na quinta-feira (9). As fotos foram tiradas em dezembro do ano passado e mostram detentos se divertindo em uma piscina, comendo churrasco e bebendo cerveja. Um deles aparece com um celular na cintura.

     As imagens foram enviadas anonimamente à redação da RPC TV. Em entrevista à emissora, o delegado responsável, Alessandro Luz, informou que, entre os presos que aparecem nas imagens, dois foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), um já foi solto e o restante continua detido em Bandeirantes.

     Segundo Luz, os criminosos ainda presos cumprem pena por assassinato, roubo e tráfico de drogas. O delegado disse que não sabia da festa.

Fonte: Juliana Gonçalves, da Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário