sábado, 18 de fevereiro de 2012

Grêmio perde para o São José e encara Gre-Nal nas quartas

  Tricolor caiu na zona Norte e perde por 2 a 1
  Crédito: Ricardo Giusti


     A tarde (muito) quente deste sábado em Porto Alegre transformou o estádio Passo D’Areia em um caldeirão. E quem se deu mal foi o Grêmio, que perdeu por 2 a 1 do Zequinha, após realizar um bom primeiro tempo, mas sucumbir na etapa final, no confronto válido pela oitava rodada da Taça Piratini. 

     Classificado às quartas de final apenas como quarto colocado da chave 2, com 13 pontos, o Grêmio vai encarar o Inter na próxima quarta-feira, pelas quartas de final, no Beira-Rio. Já o São José vai encarar o Caxias, no estádio Centenário. 

Volpi fecha a goleira 

     Antes da bola rolar, os jogadores do Grêmio atrasaram em 10 minutos a partida, ao demorar para entrar no gramado do Passo D’Areia. O ritmo lento de antes do jogo, porém, não se repetiu quando o apito trilou e ainda antes dos 2 minutos, André Lima teve a primeira grande chance. O camisa 99 recebeu – livre – na cara do goleiro, mas tocou em cima de Tiago Volpi, que protagonizou sua primeira grande defesa. 

     O segundo milagre de Volpi não demorou muito. Aos 8, Kléber e Gabriel protagonizaram boa tabela na intermediária e o lateral lançou na cabeça do Gladiador. Ele concluiu para o gol... mas havia Tiago Volpi, que fez uma defesa para mostrar para os netos ao espalmar a bola quase no seu ângulo esquerdo. Até então, o São José tinha chegado apenas uma vez no ataque, quando Rangel cabeceou para fora. 

     Sob forte sol e um calor de aproximadamente 40 graus na zona Norte de Porto Alegre, o jogo teve, em certos momentos, um bom ritmo devido ao gramado sintético, que faz a bola correr mais rápido. Assim, com base na troca de passes, o Grêmio conseguiu rondar mais o ataque, tendo em Kléber uma figura destacada. Em três oportunidades, o atacante virou sobre a zaga e chutou. Só que ora esbarrava em Volpi, ora mandava para fora. 

     Das três vezes que o Zequinha conseguiu chegar tocando na área tricolor, em duas seus jogadores caírem no chão – com o árbitro Jean Pierre Gonçalves mandando seguir. Aos 38, porém, Marabá arriscou de longe e fez Victor protagonizar uma grande defesa. No último minuto, veio a resposta do Grêmio. André Lima chegou a balançar as redes após lançamento de Marco Antônio, porém estava impedido. E o árbitro também viu. 

Zequinha cresce e domina o jogo

     Na volta do intervalo, os dois técnicos realizaram mudanças. Caio Júnior colocou Leandro na vaga de Marquinhos, enquanto Agenor Piccinin substituiu Anderson Ataíde por Alex. Brilhou a estrela do treinador da casa. Aos 4, Alex recebeu livre na área gremista, avançou um pouco e bateu cruzado, fuzilando Victor para abrir o placar. 

     Após passar por apertos na etapa inicial, o São José do segundo tempo tratou de impor o ritmo de jogo. E o Grêmio aceitou. André Lima e Kléber afundaram na marcação da defesa da casa e Victor passou a se preocupar com os chutes de fora da área de Leandro Leite, que por duas vezes quase marcou.

     Mas as maiores emoções estavam reservas para o final. O Grêmio tentava martelar no ataque – com até Douglas Grolli aparecendo como elemento surpresa. Só que abriu espaços atrás. E o São José, quando conseguiu encaixar o contragolpe, não perdoou. O cronômetro apontava 44 minutos ao que Marabá foi lançado às costas da defesa. Ele aproveitou a saída de Victor para chutar forte: 2 a 0.

     Só que o time de Caio Júnior não se entregou e um minuto depois teve falta na intermediária. Biteco levantou e na confusão que se armou na marca penal, não deu nem para Tiago Volpi. Wagner desviou contra o patrimônio e descontou para o Tricolor. A reação, porém, parou por aí e na quente tarde de Porto Alegre, o Grêmio deu um banho de água fria na torcida, ficando em último na chave de grupos, classificado graças ao Tribunal de Justiça Desportiva, que tirou seis pontos do Cruzeiro.

Fonte: Tiago Medina / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário