quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Duas pistas seguem bloqueadas na freeway após explosão de caminhão

AO VIVO: Duas pistas seguem bloqueadas na freeway após explosão de caminhão Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
  Motoristas enfrentavam cerca de um quilômetro de lentidão no trecho por volta das 9h
  Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS


     Mais de 10 horas depois que um caminhão explodiu na freeway, o trânsito continuava bloqueado em duas pistas no trecho da ponte sobre o Arroio Barnabé, sentido Capital - Litoral, no começo da manhã desta quarta-feira. O acidente ocorreu por volta das 20h desta terça-feira no km 81 da rodovia, em Gravataí. O veículo estava carregado com um solvente inflamável.

     A liberação completa do trânsito depende de vistoria para verificar se o acidente causou algum dano estrutural na ponte. Por volta das 9h, motoristas enfrentavam cerca de um quilômetro de lentidão no trecho.

     Segundo a engenheira química Daniele da Cunha, responsável técnica do Sindicato dos Transportadores de Cargas Perigosas do RS, a carga despejada no meio ambiente representa risco para as pessoas e para o equilíbrio ecológico.

     O produto metil-etil-cetona, um tipo de solvente, que era transportado pelo veículo é tóxico, além de inflamável e corrosivo, e pode provocar náuseas, enjoo e outros efeitos colaterais em caso de inalação. Por isso os técnicos que trabalham no local para recolher o que restou da carga e do caminhão no local do acidente usam máscaras e outros equipamentos de segurança.

     Além disso, o solo e a água do Arroio Barnabé foram contaminados, embora ainda não se saiba qual a dimensão dos danos.

     — Ontem (terça-feira) à noite foi colocada uma barreira de contenção para evitar que o produto se espalhe na água. O solo vai ser removido e destinado para tratamento — disse Daniele. — Agora a gente vai ter que acompanhar para ver se vai haver mortandade de peixes e também a extensão do dano ambiental — completou.



  Fotos: Ronaldo Bernardi, Agência RBS

Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário