quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dilma recebe hoje pedido de demissão de ministro das Cidades, Mário Negromonte

     A iminente demissão do ministro das Cidades, Mário Negromonte, dada como certa havia dias, já tem hora marcada para acontecer: deverá ser selada nesta quinta-feira, em uma audiência com a presidente Dilma Rousseff. 

     A decisão de deixar a Esplanada foi comunicada por Negromonte ao seu grupo político no PP.

     Na conversa com os parlamentares, o ministro reconheceu não ter mais condições “políticas e pessoais” de permanecer no ministério. A decisão de sair do governo foi informada em uma conversa da qual participaram os deputados federais Roberto Brito (PP-BA), Waldir Maranhão (PP-MA) e o gaúcho Vilson Covatti (PP).

     — Ele está determinado e disposto a fazer isso amanhã. Disse que tomou a decisão por questão de foro íntimo — afirmou Covatti.

     Sobre o substituto, o deputado gaúcho disse não haver ainda um nome da preferência do partido — mas deixou claro que, na sua opinião, o indicado tem de ter perfil político.

     A situação de Negromonte agravou-se na semana passada após vir a público a suposta participação dele e do secretário-executivo, Roberto Muniz, em reuniões privadas com um empresário e um lobista interessados num projeto do ministério.

     O episódio culminou com a demissão do chefe de gabinete do ministro, Cássio Peixoto. Muniz também deve sair. O líder do partido na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PB), é o favorito para assumir o cargo. 

     Nos últimos dias, assessores do Planalto fizeram uma espécie de varredura para descobrir eventuais problemas com a Justiça que possam comprometer a credibilidade de Ribeiro. Os dois processos que o parlamentar responde no Supremo Tribunal Federal foram considerados irrelevantes pelo Planalto.

     A queda de Negromonte se dá por uma sequência de denúncias de supostas irregularidades na pasta. Ele será o sétimo ministro de Dilma a deixar o governo acossado por suspeitas de corrupção.

Para presidente em exercício, demissões não geram crise

     Às vésperas da queda de mais um ministro, o presidente da República em exercício, Michel Temer, aproveitou o momento para ironizar as sucessivas trocas de equipe na Esplanada, criticando o uso do termo “crise” para definir as turbulências políticas que sacodem o Planalto.

     — As pessoas usam palavras inadvertidamente, sem conceituá-las. Veja o que o mais se fala nos últimos tempos é a palavra crise.

     Em seguida, Temer completou:

     — Vejo isso (utilização indiscriminada da palavra crise) muito no Executivo, quando um ou outro ministro sai. Meu caro, ministro sai, entra outro e o governo continua.

Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário