segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Suspeito de planejar morte de empresário, filho e amigo é preso em Santa Maria

Luciano Dickel Boles, 31 anos, estava na casa de uma namorada


  Boles foi preso na tarde desta segunda-feira em Santa Maria - Ronald Mendes

     A caça ao suposto mentor do triplo assassinato que chocou a Serra gaúcha terminou por volta das 18h desta segunda-feira. Luciano Dickel Boles, 31 anos, que estava sendo procurado em todo o Estado foi preso pela Brigada Militar (BM) na casa de uma namorada, no bairro Passo da Areia, em Santa Maria, na região central do Estado.

     Ele é suspeito de ter planejado e executado as mortes do empresário Gilson Fernandes, 44, do filho dele, Vinicius, 14, e do amigo do garoto, Germano Ioris de Oliveira, 13, na noite de terça-feira, 25 de janeiro, em Caxias do Sul. Boles era ex-funcionário do empresário.

     De acordo com informações preliminares da BM, ele não demonstrou resistência e será apresentado no plantão da Polícia Civil de Santa Maria. No momento da prisão, agentes da Defrec de Caxias também monitoravam o suspeito. O serviço de inteligência da corporação já havia recebido informações de que ele buscaria refúgio com a namorada, uma estudante de Farmácia de Santa Maria.

     O homem teve a prisão preventiva decretada pela Justiça depois que o comparsa dele, Lucas Eduardo Macedo dos Reis, 22, confessou o crime e indicou onde os corpos das vítimas foram jogados.

ENTENDA O CASO 

25 de janeiro de 2012, quarta-feira
 
::
 Na manhã de quarta-feira, a Brigada Militar e a Polícia Civil começam as buscas ao empresário Gilson Fernandes, 44 anos, ao filho dele, Vinicius, 14, e ao amigo do garoto, Germano Ioris de Oliveira, 13. Os três foram vistos pela última vez na noite de terça-feira. Desde então, não mantiveram mais contato com amigos ou familiares. Funcionários da empresa de Fernandes decidem arrombar os portões da casa e da empresa, em São Luiz da 6ª Légua, região do bairro Cruzeiro, e encontram os móveis da residência e da empresa revirados. O utilitário Kangoo é encontrado no final da tarde no bairro Jardim América. 

26 de janeiro de 2012, quinta-feira
 
::
 A Brigada Militar e a Polícia Civil concentram as buscas no interior de Caxias do Sul. Nada é encontrado na quinta-feira. Agentes de todas as delegacias de Caxias auxiliam nas buscas.

27 de janeiro de 2012, sexta-feira
 
::
 Familiares, amigos e conhecidos se mobilizam nas redes sociais compartilhando informações e fotos para ajudar na localização do empresário e dos dois adolescentes. 

:: No final da tarde, a Brigada Militar localiza os três corpos em um lixão clandestino no interior, em Santa Lúcia do Piaí, a cerca de 14 quilômetros da moradia do empresário. 

::
 Preso como suspeito na tarde de sexta-feira, Lucas Eduardo Macedo dos Reis, 22, ex-funcionário de Fernandes, é levado até a Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas para prestar depoimento. Na casa dele, a polícia encontra um tênis sujo de sangue e objetos roubados da casa do empresário.

::
 Preso, Reis admite a co-autoria dos assassinatos, revela o envolvimento de um amigo com o qual dividia um apartamento no bairro De Zorzi e indica aos policiais militares onde os corpos das vítimas foram jogados. Segundo a versão dele em depoimento, o empresário e os adolescentes foram asfixiados até a morte na noite de terça na moradia de Fernandes. 

::
 Retirados na noite de sexta-feira do local onde foram atirados, os corpos são levados para o Departamento Médico Legal (DML). 

28 de janeiro, sábado

::
 Liberados do DML, os velórios de pai e filho e do adolescente amigo da família começam na tarde de sábado.

:: No velório de Germano Ioris de Oliveira colegas de escola
prestam homenagem ao garoto, rezando e lendo mensagens de apoio aos familiares. O corpo dele é cremado no Crematório São José. 

::
 Na comunidade de São Luiz da 6ª Légua, o pai Gilson Fernandes e o filho Vinicius são velados juntos na igreja. Dezenas de amigos, parentes e moradores da comunidade comparecem ao velório e fazem orações. Os corpos são enterrados no cemitério da comunidade.

::
 A Polícia agora está em busca do suspeito que seria o mentor do caso, que permanece foragido. Ele está com a prisão preventiva decretada pela Justiça 

29 de janeiro, domingo
 
 

::
 Em depoimento ainda na sexta-feira, Lucas Eduardo Macedo dos Reis revela que ele e o amigo, que está foragido, queriam incriminar outras pessoas, abandonado o Kangoo em um bairro distante de onde aconteceu o crime e espalhando documentos de outros funcionários de Fernandes com alguns objetos tirados da casa, para comprometê-los e despistar a polícia.

Fonte: Adriano Duarte / PIONEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário