sábado, 28 de janeiro de 2012

Menores infratores: indicativo de problema social, sem solução imediata


     A cidade de Balneário Camboriú e região tem registrado um grande número de adolescentes envolvidos em crimes graves desde o início do ano. Só nesta última semana, pelo menos dois casos envolvendo menores tiveram grande repercussão. Dois jovens, um de 16, e outro de 14 anos, foram detidos por cometer homicídio em Camboriú, além de possuírem envolvimento com outros crimes.

     De acordo com o Juiz da Vara da Infância e Juventude, Adilor Danieli, pelo fato de Balneário Camboriú não possuir um Centro de Internamento Provisório, e o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Itajaí apresentar um elevado número de fugas e não possuir vagas, esses jovens infratores precisam ser encaminhados para outras unidades do Estado.

     Segundo a Presidente da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP), vereadora Susi Bellini, nesta próxima quarta-feira (01), a CISP irá debater em reunião na Câmera de Vereadores de Balneário Camboriú, as providências em relação ao Casep de Itajaí, e a importância da construção de uma nova unidade na região. 

     A vereadora garante que a estrutura do CASEP de Itajaí não tem condições para abrigar os adolescentes infratores, e que a reforma do prédio não é viável, levando em conta o estado atual em que se encontra. A proposta da Comissão é a construção de um novo Centro Socioeducativo na região, com um espaço adequado para atender os municípios de Itajaí, Camboriú e Balneário Camboriú.

     Bernadete Santana, diretora da Secretaria Justiça e Cidadania (DEASE) e o diretor de Planejamento da Secretaria de Justiça e Cidadania, Roberto Garcia, já confirmaram presença para a reunião.   Além deles, devem estar presentes os Prefeitos de Itajaí, Camboriú e Balneário Camboriú, o Secretário Geral OAB de Itajaí, comandantes da Polícia Militar dos três municípios, e o administrador do CASEP de Itajaí, Mauto Tadeu de Aguiar.

Fonte: Página 3 (Balneário Camboriú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário