quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Inter consegue vitória magra contra o Once Caldas

  Damião desviou do goleiro e saiu para o abraço
  Crédito: Cristiano Estrela


     Ficou o gostinho de quero mais, mas a vantagem é importante. E o Inter saiu do Beira-Rio na frente do Once Caldas, após a vitória por 1 a 0, pelo jogo de ida da pré-Libertadores. Agora, para manter vivo o sonho de buscar o tri da América neste ano, os colorados precisam de apenas um empate no próximo embate com os colombianos – até mesmo uma derrota classifica, desde que seja por um gol de diferença a partir de 2 a 1.
     A vaga será decidida na próxima quarta-feira, em Manizales, na Colômbia. Antes disso, o clube segue uma verdadeira maratona em Porto Alegre. Nesta quinta, o time sub-23 encara o Cerâmica e, no fim de semana, os reservas enfrentam o Veranópolis. Ambas partidas são válidas pelo Gauchão. 

D’Alessandro só não faz chover no primeiro tempo

     Se era para ser sua última atuação com a camisa colorada, D’Alessandro – que foi capitão do time – quis encerrar a sua trajetória no Inter com chave de ouro. Desde o primeiro minuto, o argentino de 1,74 metro de altura transformou-se em um gigante para os colombianos, quando em boa tabela com Kleber, cruzou para Rodrigo Moledo, que só não concluiu porque o goleiro Martínez conseguiu se antecipar. 
     Orquestrado pelo seu camisa 10, o Inter fez dos primeiros minutos um treino de ataque contra defesa, acumulando chances com Oscar e Leandro Damião – que chegou a arriscar uma bicicleta aos 7 minutos – e arrancando “Uhs” das arquibancadas. O gol parecia questão de tempo. E levou pouco menos de 12 minutos para se concretizar, após D’Ale, em um passe milimétrico, encontrar Damião na cara do goleiro. O centroavante apenas desviou e correu para o abraço.
     Passados dois minutos do gol, Damião quase marcou o segundo, após cruzamento de D’Ale. E o próprio D’Alessandro por pouco não marcou um senhor golaço aos 30, quando virou da entrada da área e exigiu que Martínez buscasse a bola no ângulo, em uma defesa digna de pôster. Enquanto isso, seu colega de posição, Muriel, apenas observava a partida, sendo pouco exigido na primeira etapa.

Segundo tempo morno

     Após o intervalo, porém, foi o Once Caldas que voltou melhor. Correndo atrás do placar, os colombianos retiveram a posse de bola e tentaram atacar a defesa gaúcha, especialmente nos minutos iniciais. Contudo, a presença não chegou a significar boas oportunidades, o que fez o técnico Pompillo Páez trocar Cuero por Beltrán, para forçar a bola aérea. 
     O crescimento do Once Caldas coincidiu com o arrefecimento do Inter na partida. Ao contrário do primeiro tempo, os colorados só foram entrar de vez no jogo a partir dos 30. Mas foi por breves minutos. E sem criar chances reais de ampliar o marcador. Para piorar, Dagoberto sentiu uma pancada e precisou sair, dando lugar a Marcos Aurélio. O reforço, contudo, não deu a resposta esperada e errou pelo menos três jogadas, o suficiente para ouvir alguns resmungos das arquibancadas. 
     Bem ao contrário do início do jogo, o clima ficou um pouco tenso no Beira-Rio. Após quase um ano, a Libertadores estava de volta ao Beira-Rio, afinal. O placar, entretanto, não chegou a ser mexido e o Inter garantiu sua vantagem para o confronto de volta. 

Pré-Libertadores – 1ª rodada

Inter 1

Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Oscar (João Paulo) e D'Alessandro; Dagoberto (Marcos Aurélio) e Leandro Damião (Jô). Técnico: Dorival Júnior.

Once Caldas 0
Martinez; Ramos, Acosta, Amaya e Casierra; Henao (Alvarez), Rivas e Mario Gonzáles; Nuñez, Cuero (Beltrán) e Pajoy (Del Valle). Técnico Pompilio Páez.

Gol: Leandro Damião (11/1º);
Cartões amarelos: Oscar; Cassiera, Acosta, Henao;
Arbitragem: Martin Vazques, com Mauricio Espinosa e Miguel Nievas (trio do Uruguai);
Público: 33.058 torcedores;
Local:
 Beira-Rio.

Fonte: Tiago Medina / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário