sábado, 21 de janeiro de 2012

Corpo de mulher é encontrado no Costa Concordia



  Corpo de mulher é encontrado no naufrágio
  Crédito: Filippo Monteforte / AFP / CP



     Mergulhadores encontraram neste sábado o corpo de uma mulher no navio Costa Concordia, o que eleva para 12 o número de mortos no naufrágio, informou a polícia. O corpo estava no 4º dos 17 andares do navio, oito dias depois que o cruzeiro se chocou contra rochas no litoral da Itália. 

     As equipes de socorro retomaram no início da noite dessa sexta-feira as buscas na embarcação, que se desloca alguns milímetros a cada hora, enquanto uma comovente cerimônia reuniu na ilha de Giglio os parentes das pessoas mortas no naufrágio. "O barco estabilizou-se e as buscas foram retomadas na parte superior" do cruzeiro, que está emergida, já que cerca de 20 pessoas continuam desaparecidas, anunciou Alessandro Busonero, porta-voz da marinha italiana.

     A decisão de retomar a exploração foi tomada após uma série de reuniões que constataram que o barco tinha se estabilizado. "Verificamos que as oscilações ocorridas na noite anterior não têm um movimento contínuo", afirmou aos jornalistas no local Cosimo Nicastro, porta-voz da Guarda Costeira.

     Ainda neste sábado, autoridades italianas confirmaram a existência de combustível leve no mar em torno do navio, que parece ser proveniente do maquinário da embarcação. No entanto, o porta-voz da Guarda Costeira, comandante Cosimo Nicastro, afirmou que não há nenhuma indicação de que os 500 mil galões (2,2 mil toneladas) de óleo combustível tenha vazado dos tanques do navio.

     Segundo ele, a substância vazada parece ser diesel, usado nos botes salva-vidas ou como lubrificante de maquinário. Há 185 toneladas de diesel e lubrificantes a bordo. Nicastro descreveu a presença do combustível no mar como "muito leve, muito superficial" e disse que o vazamento parece estar sob controle.

    
Equipes estão removendo equipamentos de absorção de óleo, usados para prevenir danos ambientais em caso de um vazamento. Originalmente brancos, os equipamentos ficaram acinzentados. 




  Total de mortos no Costa Concordia sobe para 12 / Foto: Filippo Monteforte / AFP / CP


Fonte: Correio do povo, com informações da Associated Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário