sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Corpo é localizado em escombros de prédios que desabaram no Rio

Carro da Defesa Civil é posicionado para retirada do 7º corpo em área de desabamento no Rio (Foto: Thamine Leta/G1)
  Carro da Defesa Civil é posicionado para retirada do 7º corpo em área de desabamento (Foto: Thamine Leta/G1)


     O corpo da sétima vítima do desabamento de três prédios ocorrido na quarta-feira (25), no Centro do Rio de Janeiro, foi localizado na manhã desta sexta-feira (27).  Até o fim da madrugada desta sexta, seis corpos foram localizados. Segundo a Polícia Civil, quatro vítimas foram identificadas.
     Foram identificados Celso Reanato Braga Cabral, Cornélio Ribeiro Lopes, Margarida Vieira de Carvalho e Nilson de Assunção Ferreira. Além das relacionadas oficialmente pela Polícia Civil, parentes também dizem já ter identificado o corpo do catador de lixo Moiséis Moraes da Silva.
     O acidente deixou seis feridos. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, três que ainda estavam internados no Hospital Souza Aguiar foram liberados na noite de quinta. O quadro mais grave é o da mulher que teve lesão no couro cabeludo, passou por cirurgia e foi transferida para um hospital particular.

Buscas continuam

     Na madrugada desta sexta, o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, informou que as buscas vão continuar por mais 48 horas. "Esse é um prazo que eu estou me impondo para encerrar as buscas", disse o coronel. Segundo ele, após esse prazo, o trabalho de retirada dos escombros será de competência da prefeitura.
     Para Simões, o modo como o desabamento parece ter ocorrido dificulta ainda mais as buscas. "O volume de material é muito grande. A essa altura já era para nós termos encontrado mais corpos, mas a sobreposição das lajes efetivamente é um dificultador", avaliou.

Polícia abre inquérito

     A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as responsabilidades do desabamento. Na quinta-feira (26), o titular da 5ª DP (Mem de Sá), delegado Alcides Alves Pereira, ouviu sete testemunhas e dois policiais que prestaram socorro às vítimas logo após o colapso das estruturas.
     O desabamento ocorreu por volta das 20h30 de quarta. Um prédio de 20 andares, outro de 10 e um imóvel de cinco pavimentos ficaram em ruínas. O trânsito nas ruas situadas nas imediações do Theatro Municipal permanece interditado.

Dano estrutural

     Para o prefeito Eduardo Paes, a principal hipótese é que o desabamento tenha sido causado por um dano estrutural, já que não há informações sobre explosão ou vazamento de gás. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) informou que obras "ilegais", sem registro no conselho ou na prefeitura, eram realizadas no prédio de 20 andares.
     Na hora da tragédia, testemunhas disseram ter ouvido a estrutura do edifício estalar antes de ir ao chão. Sobreviventes relataram momentos de desespero e quem estava no quarteirão diz ter visto muita poeira tomar conta de carros e imóveis após a queda das estruturas.

Luto de três dias

     O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de três dias no estado do Rio de Janeiro em memória dos mortos. De acordo com o governo do estado, o decreto será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta. A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o município fará o mesmo.

Fonte: Do G1 RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário